Nova bateria lítio-ar vai revolucionar armazenamento de energia

Baterias Lítio-Ar

Armazenar energia para carros, casas e indústria em baterias de lítio-ar, vai revolucionar o mercado de armazenamento de energia. A bateria lítio-ar é uma bateria constituída por um ânodo de lítio e um cátodo de ar atmosférico (O2).

Esta nova bateria terá uma capacidade energética de 12000Wh/Kg, sendo inclusive comparada com os atuais combustíveis fósseis.

Atualmente a tecnologia das baterias de lítio não será suficiente para as próximas décadas de procura, estimando-se que em 2050, 50% do consumo de eletricidade seja através de baterias, contra os atuais 18%!

Quanto à capacidade instalada de produção de energias renováveis será 4vezes superior, o que implica que as baterias sejam mais eficientes, baratas e amigas do ambiente! E para cumprir esses requisitos, tem-se apostado no desenvolvimento de novas baterias.

A bateria de lítio-ar é uma dessas alternativas a ser testada um pouco por todo o mundo, havendo já resultados mensuráveis, que foram apresentados no início de 2019 na FADESP Week de Londres.

“Fala-se muito hoje nos carros elétricos. Alguns países europeus cogitam inclusive banir motores a combustão. Além disso, fontes renováveis como a energia solar precisam de baterias para armazenar o que é gerado durante o dia pela irradiação solar”, disse Rubens Maciel Filho, professor da Faculdade de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Como funciona a bateria lítio-ar?

Para já, as baterias lítio-ar, apenas estão a ser testadas em ambientes controlados (laboratórios). Estas funcionar com lítio e o oxigénio presente no ar. A energia é armazenada através de uma reação eletroquímica, que culmina na formação de óxido de lítio.

“É uma forma sustentável de armazenar energia elétrica. Com os avanços, pode suportar muitos ciclos de carga e descarga. Portanto, é durável. Ela apresenta ainda grande potencial para uso em transporte, tanto em veículos leves como os veículos pesados. Pode atuar ainda nas redes de distribuição de energia elétrica”, explicou Rubens.

Baterias Lítio-Ar
Baterias Lítio-Ar

O desenvolvimento de novos materiais irá permitir as reações desejadas neste tipo de bateria e mesmo evitar ou reduzir as reações indesejadas. Acaba assim por ser um tipo de bateria sustentável, pois permitirá muitos ciclos de carga e descarga até que fique “viciada”.

As baterias enxofre-ar

Houve um outro tipo de baterias a ser apresentado, as baterias enxofre-ar, só que não são tão eficientes. São sim baratas, e permitem o armazenamento de energia para várias horas.

Nigel Brando, professor do Imperial College explico estas baterias enxofre-ar “Elas podem armazenar energia para até 24 horas a um custo muito baixo. Enxofre e soda cáustica são os principais ingredientes e são extremamente baratos. Por isso, estamos investindo nelas

Estas baterias podem assim ser usadas em casas ou empresas, mas o seu grande potencial, segundo Brandon, seria a sua aplicação em pontos de carregamento de carros elétricos.

As baterias lítio-ar e enxofre-ar são projetos de baterias diferentes, mas não concorrentes, são dois tipos de baterias complementares, disse Geoff Rodgers, da Brunel University London, que presidiu à sessão.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima