Tesla inaugura mega fábrica de baterias para veículos elétricos em julho

tesla-gigafactory

O anúncio já foi feito. A Tesla Motors irá inaugurar a sua nova mega fábrica de baterias no dia 29 de julho.

“Gigafactory” é o nome desta mega fábrica da Tesla que se localiza em Remo, no estado de Nevada, nos Estados Unidos da América.

O anúncio foi feito pela própria Tesla num email enviado aos clientes que haviam ganho bilhetes para a inauguração.

Na cerimónia de inauguração estarão presentes alguns proprietários de modelos da marca e alguns executivos.

O anúncio da data de inauguração surpreendeu imprensa e clientes já que se pensava que as obras estavam atrasadas. Uma reportagem da Bloomberg informava, muito recentemente, que apenas 14% da fábrica estava já pronta.

Com o anúncio da inauguração ficamos com a dúvida se o local estará 100% operacional. A própria marca norte-americana de veículos elétricos havia divulgado o cronograma no início das obras e ainda este ano os equipamentos estariam instalados, no entanto, só em 2017 é que a mega fábrica estaria operacional.

Todavia, fica a certeza que a inauguração será um momento histórico pela envergadura e dimensão da fábrica. Os números do investimento não deixam margem para dúvidas: 5 biliões.

Estima-se qua a fábrica irá empregar 6,5 mil funcionários.

O projeto prevê a duplicação da capacidade de produção global atual de baterias de iões de lítio e terá a capacidade de produzir 35 gigawatts/ hora (GWh), por ano, em 2020.

Estes números serão superiores à produção de baterias de iões de lítio em 2013 em todo o mundo. Para ajudar a concretizar estes números está estabelecida uma parceria com a Panasonic.

Video de drone sobre a Mega Fábrica da Tesla durante fase de construção em Abril de 2015

As baterias de iões serão usadas nos carros elétricos que a empresa produz e, desta forma a Tesla pretende reduzir o custo deste processo nos seus carros em mais de 30%.

Esta mega fábrica será muito importante na produção do Model 3, anunciado recentemente pela Tesla e pode ainda ser um chamariz para novos investidores.

De lembrar que a Tesla apresentou recentemente o Model 3. Assim que o anúncio deste modelo elétrico foi feito as reservas multiplicaram-se um pouco por todo o mundo. Mais de 400 mil pedidos de reserva foram já feitos. Só nas primeiras 24 horas após o anúncio a marca registou 180 mil encomendas.

Este novo modelo que será vendido por um preço muito abaixo da concorrência é já considerado o modelo mais barato de sempre e só chegará às mãos dos clientes em finais do próximo ano.

COMPARTILHAR