Instalada a primeira rede de calor com biomassa em Portugal

energia-biomassa-pellets

O Bom Jesus de Braga instalou a primeira rede de calor, em Portugal, ligada à biomassa, com a remodelação do novo Hotel do Parque.

De momento apenas o Hotel do Parque está ligado à rede, mas, em breve, esta será alargada a 3 dos 4 hotéis da estância e, desta forma, a Sociedade Hotéis do Bom Jesus vai conseguir poupar cerca de 55% em custos energéticos, com a utilização esta energia renovável.

Os hotéis do Bom Jesus decidiram, assim, apostar na biomassa, em detrimento do gasóleo e gás propano, naquela que é a primeira rede de calor, por biomassa, a nível nacional.

“O crescimento sustentável passa pela utilização de energias ‘amigas’ do ambiente e a biomassa é, das energias renováveis, a que mais postos de trabalho gera, a que reduz mais o risco de incêndios e a dependência energética. Tudo isto se traduz, por sua vez, em poupanças económicas significativas”, afirma Mário Pereira, presidente da Sociedade Hotéis do Bom Jesus.

A matéria-prima utilizada para criar a biomassa são os resíduos florestais, que são abundantes na mata do Bom Jesus, e o combustível eleito para esta instalação foi a estilha G30-W30, segundo a norma ONORM.

Com esta rede, a cadeira Hotéis do Bom Jesus vê, assim, as suas necessidades térmicas serem suprimidas por uma central, com uma única caldeira, responsável pela climatização de 3 unidades hoteleiras e do aquecimento de uma piscina coberta.

“Contratamos a BIOHOT, que emprega tecnologia de topo na produção e condução de energia, que nos irá fornecer energia térmica por um período de 10 anos, durante os quais será responsável pela gestão da central”, explica Mário Pereira.

hotel-bom-jesus

Para lá da central de Biomassa, foram, também, instalados painéis solares no Hotel do Parque, o que irá permitir reduzir, em mais de 20%, os consumos de energia, atingindo, desta forma, cerca de 75% de dependência de energias renováveis, valores ao alcance de poucos hotéis em Portugal.

Desta forma, o Hotel do Parque e o conjunto de Hotéis do Bom Jesus, tornam-se num grupo hoteleiro amigo do ambiente, fazendo jus ao local onde se encontram instalados, o Bom Jesus do Monte, como uma mata exuberante, considerada o pulmão da cidade de Braga.

COMPARTILHAR