Guia prático para comprar painéis solares fotovoltaicos

casa-energia-solar

Quando começamos a pesquisar informação sobre as melhores opções para comprar painéis solares, somos confrontados hoje em dia, com uma infinidade de marcas de painéis solares, fator que torna difícil saber qual o melhor painel solar para o nosso projeto fotovoltaico.

O motivo deste artigo é fornecer informação suficiente para facilitar o processo de seleção na compra de painéis solares fotovoltaicos, informação que vai ser útil para todas as pessoas que não estão familiarizadas com este tipo de tecnologia de energia renovável

Ponto 1 –  Que tipo de painel solar necessito para o meu projeto fotovoltaico?

No mercado de venda de painéis solares podemos diferenciar 3 tipos de sistemas solares segundo as suas aplicações, projetos solares isolados, projetos solares de autoconsumo e projetos solares para sistemas de bombeamento de água.

Para os projetos fotovoltaicos isolados é habitual usar módulos solares com tensões de saída aptos para 12V e 24V, para trabalhar com baterias. Isto é, a tensão de saída terá que ser sempre superior a esses valores (12V e 24V).

No caso do painel SolarWorld SW 150 Poly, temos uma tensão de saída de 17V, esta caraterística indica que este tipo de painel solar é o indicado para instalações isoladas com baterias a 12V.

Para projetos de autoconsumo o tipo de painel solar que devemos escolher é o mais standard possível. No mercado solar atual, o modelo mais standard é o modelo de 260W (60 células) Policristalino, que pelo seu preço e tamanho o tornam ideal para o tipo de instalações solares de autoconsumo. Um bom exemplo de painéis solares deste tipo é o painel solar SolarWorld SW260 Poly.

Provas de Resistência em Painéis Solares Fotovoltaicos
Provas de Resistência em Painéis Solares Fotovoltaicos

Por último podemos diferenciar os painéis para sistemas de bombeamento solar. Para estes casos, e apesar dos painéis solares de 60 células serem perfeitamente válidos, o mais comum é instalar-se painéis solares de 72 células e 300-310W que devido à sua elevada tensão de saída favorecem o funcionamento dos variadores de frequência utilizados para este tipo de projetos.

Assim, depois de termos em mente qual é o enquadramento do nosso projeto solar fotovoltaico passaremos então à próxima questão:

Qual é a marca do painel solar que devo comprar? A resposta é em simultâneo muito simples como complexa: A melhor marca possível. Efetivamente, como seguramente estarás a pensar, a seguinte pergunta é quase imediata::

Então, quais são as melhores marcas de painéis solares fotovoltaicos?

Ponto 2 – Análise de qualidade dos painéis solares:

Recomendamos sempre que as pessoas interessadas em adquirir estes sistemas que façam o seguinte exercício prático antes de tomar uma decisão sobre a compra sobre o melhor painel solar fotovoltaico.

  • O primeiro passo é consultar uma lista oficial de testes de laboratório onde se possa ver quais as marcas que têm melhores e piores resultados.
  • A seguir o recomendado é consultar uma lista sobre valores de rendimento reais de projetos fotovoltaicos já em funcionamento.
  • Por último, recomendamos que pergunte a pessoas conhecidas que tenham projetos com painéis solares que partilhem as suas experiências. Para isso o normalmente é seguir o “boca-a-boca” e questionar sobre opiniões pessoais, sobre determinadas marcas de painéis solares.

Relativamente aos dois primeiros pontos, vamos tentar dar uma resposta nos pontos em baixo. Sobre o último ponto, o melhor a seguir.

Ponto 3 – Consultar testes de laboratório oficiais antes de comprar painéis solares:

Neste setor é possível consultar vários tipos de testes sobre a qualidade dos painéis solares.

O teste mais conhecido é provavelmente o do Photon Test, de la revista Photon Magazine, no entanto, o recomendado é ir mais além, para isso deve consultar a lista dos testes PV+Test 2.0 realizados por uma empresa certificadora Alemã TÜV.

Qual é a diferença entre a lista Photon Test da PV+Test? Essencialmente os testes realizados na lista PV+Test são efetuados com módulos solares fotovoltaicos comprados diretamente do mercado por TÜV, por outro lado o Photon Test, realiza-se em amostras de painéis enviados por fabricantes.

Com base nesse princípio a fiabilidade da lista PV+Test é em consequência, muito superior que a lista Photon Test.

A lista atual de marcas de painéis solares fotovoltaicos testadas no PV+Test 2.0 é:

DataPontuaçãoResultadoFabricante
Abril 201392.29ExcelenteSolarWorld
Fevereiro 201191.3Excelente (-)Schott
Fevereiro 201190.7Excelente (-)SHARP
Março 201289.8Bom (+)IBC
Fevereiro 201189.0Bom (+)Mitsubishi Electric
Abril 201288.5Bom (+)Jetion
Fevereiro 201188.1Bom (+)Conergy
Fevereiro 201184.3BomSovello
Fevereiro 201180-85BomHanwha
Fevereiro 201180-85BomPerfect Solar

 

Esta lista é, sem dúvida, uma ferramenta básica no momento de fazer uma boa escolha sobre qual painel solar comprar. Pode consultar mais informação sobre este teste no nosso artigo:  O melhor painel solar fotovoltaico do mercado.

No entanto ainda falta um componente fundamental, que é uma lista dos rendimentos das diferentes marcas de painéis solares em funcionamento.

Ponto 4 – Saber o rendimento real antes de comprar um painel solar:

Como já referimos, se aliarmos o teste PV+Test com uma lista dos rendimentos de painéis solares em funcionamento, teremos as ferramentas perfeitas para selecionar o melhor painel solar fotovoltaico.

Neste exemplo vamos usar a lista de rendimento publicada por SunReport no passado mês de Abril de 2016.

Nesta lista podemos ver a lista de rendimentos das melhores marcas de painéis solares em funcionamento em mais de 12.000 instalações solares em Itália e com leitura desde o ano 2010.

Performance dos rendimentos de Painéis Solares Fotovoltaico
Performance dos rendimentos de Painéis Solares Fotovoltaico

Pode consultar mais informação sobre o SunReport na publicação: Teste de rendimento de painéis solares.

Além da valiosa informação que o estudo real de rendimentos proporcionado por SunReport, se estivermos bem atentos podemos analisar uma outra informação importante:

Se analisamos em conjunto a tabela do teste PV+Test e a lista de SunReport, vemos que existem muitas coincidências. Entre as marcas destacadas podemos encontrar a SolarWorld como a melhor marca de painéis solares em ambos os casos, mas também surgem outras marcas de paineis solares como a SHARP, Conergy e Schott, entre outras.

Qualquer das marcas referidas, assim como os painéis solares SolarWorld, conseguem garantir um bom rendimento e qualidade ao nosso projeto fotovoltaico.

O principal objetivo deste manual é proporcionar o conhecimento que deveremos possuir antes de comprar painéis solares.