Fontes de Energia Renováveis e Não Renováveis

Existem vários tipos de energias renováveis, e cada vez mais, com o desenvolvimento das tecnologias, há inovações e se descobrem novas formas de produzir energia eléctrica.

energias renovaveis financiamento Fontes de Energia Renováveis e Não RenováveisExistem vários tipos de energias renováveis, e cada vez mais, com o desenvolvimento das tecnologias, há inovações e se descobrem novas formas de produzir energia eléctrica…

…utilizando como fonte os fenómenos naturais, como é exemplo da recente inovação na criação de um hidrogerador cujo princípio é semelhante ao de um aerogerador, diferindo no facto de o movimento das pás ser provocado pelas correntes marítimas. Dos vários tipos de energias renováveis existentes iremos tratar apenas de alguns.

A principal fonte de energia existente hoje é o petróleo, mas além de não ser renovável, e ser um dos principais responsáveis pelo efeito estufa o petróleo ainda será motivo de muitas guerras e conflitos entre os países, principalmente aqueles países que dependem muito dessa fonte energética como os Estados Unidos.

Diversas nações do mundo inteiro estão investindo muito dinheiro em projectos que utilizam as fontes de energia alternativa como a energia solar, a energia eólica, a energia geotérmica, o biodiesel, a energia obtida através do hidrogénio, a energia das marés, o etanol e a biomassa. Essas fontes de energia alternativas citadas são as mais abordadas em projecto para uma menor contribuição para o aquecimento da Terra e também para tentar alcançar cada vez mais uma independência com relação ao petróleo.

.

Algumas das energias alternativas onde actualmente existe um maior desenvolvimento de pesquisa:

    • Biomassa: utiliza matéria de origem vegetal para produzir energia (bagaço de cana-de-açúcar, álcool, madeira, palha de arroz, óleos vegetais etc).
    • Energia solar: utiliza os raios solares para gerar energia oferece vantagens como: não polui, é renovável e existe em abundância. A desvantagem é que ainda não é viável economicamente, os custos para a sua obtenção superam os benefícios.
    • Energia eólica: é a energia gerada através da força do vento captado por aerogeradores. Suas vantagens são: é abundante na natureza intenso e regular e produz energias a preços relativamente competitivos.
    • Etanol: é produzido principalmente a partir da cana-de-açúcar, do eucalipto e da beterraba. Como energia pode ser utilizado para fazer funcionar motores de veículos ou para produzir energia eléctrica. Suas vantagens são: é uma fonte renovável e menos poluidora que a gasolina.
    • Biodiesel: o biodiesel substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores ciclo diesel. Vantagens: é renovável, não é poluente. Desvantagem:  existe o esgotamento do solo.

Fontes1 Fontes de Energia Renováveis e Não Renováveis

Fontes renováveis

Fontes de energia inesgotáveis ou que podem ser repostas a curto ou médio prazo, espontaneamente ou por intervenção humana. Estas fontes encontram-se já em difusão em todo o mundo e a sua importância tem vindo a aumentar ao longo dos anos representando uma parte considerável da produção de energia mundial.

Exemplos de Fontes de Energias Renováveis:

    • Energia Hídrica;
    • Energia Eólica;
    • Energia Solar;
    • Energia Geotérmica;
    • Energia das Ondas e Marés;
    • Energia da Biomassa.

.

Fontes de energia não renovável

Actualmente, a procura de energia assenta fundamentalmente nas fontes de energia não renováveis, as quais têm tecnologia difundida, mas possuem um elevado impacte ambiental. Importa inverter esta tendência, tornando o seu consumo mais eficiente e substituindo-o gradualmente por energias renováveis limpas. Exemplos de Fontes de Energias não Renováveis:

    • Energia Do Carvão;
    • Energia do Petróleo;
    • Energia do Gás Natural;
    • Energia do Urânio.

Mas antes de se transformar em calor, frio, movimento ou luz, a energia sofre um percurso mais ou menos longo de transformação, durante o qual uma parte é desperdiçada e a outra, que chega ao consumidor, nem sempre é devidamente aproveitada.

cicloEnergia Fontes de Energia Renováveis e Não Renováveis

Portal Energia Facebook

 

OUTROS ARTIGOS INTERESSANTES

23 Comments on “Fontes de Energia Renováveis e Não Renováveis”

  • jurema escrito em 20 Setembro, 2011, 14:22

    foi muito bom as informações me ajudaram muito ! Obrigada.

    [RESPONDER]

  • helena escrito em 6 Setembro, 2011, 1:38

    esso e muito bom para se dedicar a estudar

    [RESPONDER]

    @queziamaria Reply:

    @helena, tambem achei muito bom tirei 10 no meu trabalho de ciencias

    [RESPONDER]

  • Thaciane Aguilar escrito em 3 Setembro, 2011, 17:44

    Eu preciso dos que mais degradam o meio ambiente, que geram maior economia. que causam menores danos a saude, e as melhores alternativas. Se alguém puder me ajudar eu agradeço muitissimo ! 

    Mesmo assim, o site é ótimo. Bom mesmo !

    [RESPONDER]

  • joao victor escrito em 10 Junho, 2011, 0:01

    muito legal esse site aprendi miuta coisa sobre energias parabens

    [RESPONDER]

  • morena escrito em 22 Maio, 2011, 18:12

    e muito interesante fazer pesquisas assim

    [RESPONDER]

  • JULIO11 escrito em 17 Maio, 2011, 20:05

    ai me da a maior dor de cabeça fazer pesquisa de quimica mais fazer o que nâo tem outro jeito

    [RESPONDER]

    fraan Reply:

    @JULIO11, bom isso é ifsíca mais td bem eu concordo contygo q da a maior dor de cabeça!!! ^:^

    [RESPONDER]

  • priscilla fani escrito em 2 Maio, 2011, 2:17

    é realmente quimica é uma matéria chata mas precisei fazer uma pesquisa e me ajudou bastante

    [RESPONDER]

  • IL escrito em 16 Abril, 2011, 20:56

    Gostei bastante destas informaçoes, foi pena e nao terem falado das energias nao renovaveis que tabem estava a percisar bastante mas, tirando isso o site esta mt bom :)

    [RESPONDER]

  • JEFFINHO escrito em 8 Abril, 2011, 4:56

    ME AJUDOU PRA CARANBA EM UMA PROVA VALEW

    [RESPONDER]

  • andreza escrito em 28 Março, 2011, 19:36

    não gostei mas tenho que fazer …..essa por…..

    [RESPONDER]

  • eloiza escrito em 28 Março, 2011, 19:33

    adorei me ajudou bastante……obrigada….

    [RESPONDER]

  • winnie escrito em 16 Março, 2011, 22:54

    Vlw ajudo pra caramba 

    [RESPONDER]

  • winnie escrito em 16 Março, 2011, 22:53

    no vlw mesmo ajudo pra carambe !

    [RESPONDER]

  • ia escrito em 24 Novembro, 2010, 15:26

    servil para min estudar para uma prova.

    [RESPONDER]

  • dayane escrito em 28 Outubro, 2010, 11:06

    oi tudo bem com voces ai da fixe????????

    [RESPONDER]

    vitoria Reply:

    esse trabalho é muito importante

    [RESPONDER]

  • A.luciane magalhaes gomes escrito em 25 Outubro, 2010, 19:23

    a prender eter novos conhecimentos é sempre bom!!!!!!!!!!!!!esse ano to aprovada.

    [RESPONDER]

  • wesley escrito em 28 Setembro, 2010, 3:25

    gostei muito e serviu pra eu fazer um trabalho

    [RESPONDER]

  • laila escrito em 7 Setembro, 2010, 13:34

    falta muitas formas de energia aínda ,creio que nosssa geração veio par mudar tudo,geração de 1995 rsrsrs♥

    [RESPONDER]

  • jeanine escrito em 15 Julho, 2010, 0:43

    isso vai me ajudar muito a tirar um 10 no trabalho……..

    [RESPONDER]

  • mara escrito em 5 Junho, 2010, 16:39

    oi pessoal isto e fixe :D (L)

    [RESPONDER]

Escreva um Comentario

Gravatars sao pequenas imagens que descrevem a sua personalidade. Pode obter o seu gravatar gratuitamente!

 

MAIS NOTICIAS INTERESSANTES

 

PORTAL ENERGIA - Energias Renovaveis NOTICIAS E EMPREGO SOLAR E EOLICA

 

Energias Renovaveis Eolica e Solar em Portugal. EMPREGO e Recrutamento EDP e Martifer. Cursos e Formacao Profissional em Energias Renovaveis. Eficiencia e Poupanca Energetica.

Renewable Energy Online - Learn Everything About Alternative Energy

 

Explore renewable energy news and jobs, Teachers and students can learn about renewable energy, solar power, wind energy, water power and biomass energy. Download renewable energy lesson plans and construction plans for working models of wind turbines.

COPYRIGHT © 2008-2012 PORTAL ENERGIA - Noticias e Emprego. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - POWERED BY TECNOPT NETWORKS




| Portal Energias Renovaveis | Portal Emprego | MEO Forum | Directorio Empresas Renovaveis | Europe Playstation | TDT - TV Digital Terrestre | Portal Travian | Imperio Travian | Flash Games | FarmVillePT | Ideias Praticas | Acessorios iPhone | Loja Online Televisao Digital TDT |