Financiamentos para Painéis Solares

energia-solar-deserto

O Ministério da Economia e Inovação lançou um programa de incentivo à utilização de energias renováveis.

Foi assinado um protocolo, com condições vantajosas em alguns bancos, para quem compra painéis solares: Banco BPI, Banco Espírito Santo/Banco Best, Caixa Geral de Depósitos, Millennium bcp e Santander Totta, Caixa Agrícola, Banif e Montepio.

Até 31 de Dezembro, pode comprar com desconto e beneficia desta linha de crédito específica. Na declaração de IRS de 2010, deduz ainda 30% das despesas com a compra e instalação (excepto comparticipação), até 796 euros.

O consumidor pode escolher o produto (marca), mas não o instalador. Depois de optar por um sistema e fornecedor, tem de fazer o pedido a um destes bancos aderentes ao protocolo, mesmo que não recorra ao crédito. É contactado por um instalador ao fim de 3 dias úteis.

Através do protocolo do Estado, compra equipamentos certificados, instalados por profissionais certificados. Tal assegura uma garantia de 6 anos e a possibilidade de incluir os painéis no cálculo da classe energética da sua casa.

Em regra, este protocolo assinado permite que as condições sejam melhores do que as condições disponibilizadas pelos bancos com financiamentos específicos para aparelhos à base de energias renováveis, à margem do protocolo.

Mas, entre bancos aderentes, há diferenças significativas no custo total do crédito, fruto dos encargos que cobram a título complementar.

As condições de financiamento prevêem crédito até 72 meses (84 para habitações com gás natural) e taxa de juro indexada Euribor a 3 meses, acrescida de um spread de 1,5 por cento. O montante financiado inclui o valor do equipamento, ao qual é deduzida a comparticipação do Estado, de € 1641,70, instalação, garantia e manutenção.

Alguns bancos aderentes têm também produtos de taxa fixa para o mesmo fim. Outros, como o Banco Popular, Banco Português de Negócios, Banif, Caixa Geral de Depósitos, Grupo Crédito Agrícola, Millennium BCP e Montepio, propõem financiamentos específicos, à margem do protocolo.

Veja as condições de financiamento de algumas entidades bancárias que seleccionamos (link directo)

Banif
BES
BPI
CGD
Millennium BCP
Montepio Geral
Santander Totta