Construção de gerador eólico caseiro com motor de trotinete elétrica 2

Construcao Pas Madeira para Aerogerador 18

Montagem do Rotor

O próximo passo para prosseguir com a construção do gerador eólico caseiro consiste na associação deste conjunto de 3 pás a um veio, veio este que depois estará ligado ao motor.

Os materiais necessários para esta próxima etapa podem ser visualizados na seguinte figura.

Os materiais de aço/ferro podem ser obtidos facilmente num torneiro.

Construcao Pas Madeira para Aerogerador 13

A montagem é feita da seguinte forma:

  • O conjunto das três pás é colocado entre os dois discos de madeira;
  • O veio de aço é associado ao conjunto dos discos de madeira e das pás, através do parafuso do veio e dos varões roscados, e das respetivas anilhas e porcas.

Os resultados após a montagem estão representados nas seguintes figuras.

Construcao Pas Madeira para Aerogerador 14

Neste momento, necessitamos de uma forma de ligar o veio das pás ao eixo do motor, e isto pode ser realizado de várias formas (por corrente, correia ou diretamente). Uma vez que este motor requer um torque relativamente grande para iniciar a sua rotação, multiplicar as rotações das pás para o motor seria uma má ideia, pois o gerador iria ter bastante dificuldade em iniciar a rotação.

Deste modo, uma hipótese mais aceitável seria multiplicar muito pouco as rotações ou então ligar diretamente as pás ao motor, que foi o que se fez.

Para quem tem dificuldades em fazer esta ligação, pode ir a um torneiro e pedir para fazer um furo com parafuso de aperto, para que o eixo do motor caiba e prenda lá dentro, rodando deste modo com as rotações das pás. As próximas figuras ilustram a ligação do veio das pás ao eixo do motor.

Construcao Pas Madeira para Aerogerador 15

Ligação do veio à cabine

Esta ligação foi realizada através da ajuda de duas chumaceiras na vertical, acopladas a um barrote de madeira, para que o veio permanecesse na vertical. As chumaceiras são um dos componentes mais caros, e o seu diâmetro interno têm de corresponder ao diâmetro do veio que nele é inserido (veio das pás).

Cada chumaceira têm um parafuso, que ao ser apertado impede que o veio oscile deslize na horizontal.

Construcao Pas Madeira para Aerogerador 16

Construcao Pas Madeira para Aerogerador 17

Pá de orientação

A pá de orientação é o que fazer as pás se virarem na direção do vento, e pode ser facilmente inserida na parte de cima da cabine, com parafusos.

Construcao Pas Madeira para Aerogerador 18

Sistema de orientação para o vento

Para que as pás se virem para o vento, é necessário a pá de orientação, porém, também é necessário que o conjunto das pás e cabine se encontre relativamente solto com o poste de sustentação.

O ideal seria utilizar duas chumaceiras, mas como isso eleva um pouco os custos do projeto, também se pode fazer facilmente pela seguinte forma:

O poste de sustentação foi cortado perto da cabine e foi feito um furo na parte de cima e outro na parte de baixo. Na parte de baixo foi fixado um veio de aço à madeira, através de silicone, e introduzido no furo de cima, de modo a que este ficasse um pouco solto e permitisse que pudesse rodar para a direção do vento.

Construcao Pas Madeira para Aerogerador 19

Resultado final

Construcao Pas Madeira para Aerogerador 20

O próximo passo seria a introdução das baterias e do regulador de carga, porém, devido à falta de tempo ainda não foi possível.

Qualquer dúvida, não hesitem em contactar: dp3006@gmail.com

Vídeo da construção do Aerogerador utilizando um motor de uma trotinete elétrica

Autor: Davide Pereira

Veja a primeira parte do artigo “Construção de Aerogerador utilizando um motor de uma trotinete elétrica”