Turbina Eólica Offshore Vestas V164

Escócia é assim o primeiro país a ter no seu domínio das energias renováveis a turbina eólica mais potente do mundo instalada em regime de offshore. Esta foi a primeira fase de instalação de 11 turbinas eólicas no âmbito do projeto por parte do Centro Europeu de Desenvolvimento de Energia Eólica de Vattenfall (EOWDC).

Assim esta foi a primeira turbina eólica de 11 a serem instaladas na baía de Aberdeen, Escócia, no passado dia 9 de abril de 2018! Foi ainda confirmado que esta é uma das duas que vão ser instaladas que foram alvo de melhorias a nível de potência.

Essas melhorias tiveram o intuito de gerar mais energia limpa, sendo que ambas as turbinas passaram de uma potência de geração de 8.4MW para 8.8MW, tendo a instalação de dia 8 de abril a primeiro do género na indústria da energia eólica!

Saiba quais os 10 maiores aerogeradores do mundo.

Junto com as restantes turbinas de 8.4MW, a região EOWDC gerará um total de 93.2MW, o que equivale a mais de 70% do consumo elétrico da cidade de Aberdeen, que anualmente liberta 134128 toneladas de CO2.

Adam Ezzamel, Diretor de Projetos da EOWDC disse “Este foi um grande passo na instalação de turbinas eólicas, tendo a equipa de engenharia o grande mérito por tal, bem como os empreiteiros. Estamos muito contentes por termos conseguido aplicar tecnologia de ponta a todas as turbinas, o facto de numa única rotação consigamos fornecer energia a energia diária necessária para uma casa é impressionante”.

Turbinas desenvolvidas pela MHI Vestas

De referir ainda que estas turbinas eólicas têm uma altura de 191 metros, e cada pá eólica mede 80 metros de comprimento, dando ao rotor um diâmetro de 164 metros. Daí que o nome técnico destas turbinas eólicas seja V164.

Plataforma de Instalação Pacific Orca - Turbina Eólica Offshore Vestas V164
Plataforma de Instalação Pacific Orca – Turbina Eólica Offshore Vestas V164

Assim, as turbinas eólicas instaladas têm no seu nome a potência gerada, e o diâmetro de rotor, V164 8.4MW e V164 8.8MW.

Agora que a primeira turbina está instalada, espera-se pelas restantes, e que corra tudo bem. Até porque a partir desta nova quinta eólica será possível tirar conclusões importantes para o meio ambiente.

As turbinas vêm desde Esbjerg até Aberdeen a partir do navio Pacific Orca, onde depois são elevadas e colocadas nas fundações. Este é o maior navio a trabalhar na instalação de quintas eólicas em mar alto.

Jean Morrison, Presidente do grupo para as energias renováveis de Aberdeen deixou o desejo para o futuro “A EOWDC lidera de momento o caminho na inovação do setor eólico em alto mar, e certamente irá lançar a próxima geração de eólicas em alto mar. Para a região é muito bom ter as turbinas eólicas mais potentes do mundo, cimentando a posição da cidade de Aberdeen como a maior cidade global energética. Bem como nos leva a um futuro mais amigo do ambiente”.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

  Subscrever  
Notificação de