Ruído Carros Elétricos

A partir de julho de 2019, todos os veículos elétricos que circulem nas estradas terão que começar a emitir ruído para que assim sejam facilmente identificáveis. Atualmente, todos os veículos elétricos, ou híbridos – quando estes funcionam em modo elétrico – são praticamente silenciosos em velocidades baixas.

Assim, para que estes se tornem mais facilmente percepcionados pela população e assim evitar que haja atropelamentos por parte deste tipo de veículos, irão passar a emitir ruído.

Veículos elétricos e a ameaça silenciosa

Apesar de vários benefícios ecológicos, estes são vistos como uma ameaça silenciosa. Pois ao não emitirem ruído, os peões têm mais dificuldade em os detetar, especialmente nas grades cidades, onde existem vários ruídos que podem mascarar a presença destes na estrada!

Nesse sentido, a União Europeia, pretende acabar com essa ameaça silenciosa, obrigando a que todos os novos veículos elétricos e híbridos vendidos a partir de julho de 2019 passem a estar equipados com um sistema que emite ruído a baixas velocidades, e a partir de 2021 os modelos que já se encontrem em circulação também terão que estar equipados!

Veículos elétricos e o ruído

Mas os automóveis elétricos não possuem já esse emissor de ruído?

Grande parte dos automóveis já tem tal dispositivo emissor de som a baixas velocidade. No entanto, também possuem um botão que permite desativar esse ruído a baixas velocidades, e como tal a nova diretiva europeia prevê a sua eliminação para que os condutores não possam desativar esse emissor de ruído!

Um estudo britânico veio alertar para o facto de que os “peões têm uma probabilidade 40% maior de serem atropelados por um híbrido ou elétrico do que por um carro a gasolina ou Diesel no Reino Unido”. Mas um estudo da Universidade da Califórnia, de 2008, já havia chegado a conclusão idêntica “alguns veículos elétricos e híbridos não se conseguem ouvir até um segundo antes do impacto com um peão”.

O grande grupo de peões em risco são ainda aqueles que ouvem música por auscultadores, com deficiências visuais ou que andem de bicicleta!

O ruído apenas será ativado a velocidade inferior a 30km/h, e terá uma natureza de ruído branco, associado a efeitos sonoros específicos. Acima dessa velocidade, o ruído será o normal de um veículo elétrico a velocidades elevadas.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

  Subscrever  
Notificação de