Primeira instalação de armazenamento térmico de energia do mundo

Siemens Gamesa - Instalação armazenamento energia

Em Hamburgo a Siemens Gamesa inaugurou a sua primeira instalação de armazenamento térmico de energia elétrica do mundo. Uma instalação que procura desvincular a geração de eletricidade e o consumo, ao armazenar a energia para usar mais tarde.

Para a empresa de energias renováveis é uma “inovação” que dá resposta a um dos principais retos na transição energética, a necessidade de armazenar a energia de modo escalável, eficiente e competitiva.

Estas instalações têm cerca de mil toneladas de pedra vulcânica para armazenar energia, alimentando-se de energia elétrica convertida em ar quente através de um aquecedor por resistência e um insuflador de ar, que aquece as rochas até 750 graus Celsius.

Durante os picos de fornecimento, este sistema (ETES) tem uma turbina a vapor para voltar a eletrificar a energia armazenada, conseguindo-se assim armazenar até 130MWh de energia térmica, suficiente para uma semana.

Welcome to the new Stone Age

O objetivo é armazenar energia de vários GWh num futuro próximo mediante uso de tecnologia em projetos comerciais. Um GWh é o equivalente ao consumo diário de eletricidade de cerca de 50000 habitações.

Este projeto está a ser financiado pelo Ministério da Economia e Energia Alemão, tendo tido ainda apoios do Instituto de Termo Fluidos da Universidade Técnica de Hamburgo e do provedor municipal de energia Hamburg Energie, que além de vender a energia armazenada, desenvolveu uma plataforma informática a que se liga a instalação para garantir o máximo de beneficio possível mediante o uso otimizado do armazenamento.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima