Painéis Solares Fotovoltaicos Silício Negro

A cor dos painéis solares deve-se ao tipo de silício usado para os revestir. Atualmente vemos os painéis solares com um tom azulado, sendo que dentro em breve isso deixará de acontecer, pois já estão a ser produzidos em série painéis solares de silício negro.

Assim, os painéis solares passarão a ser pretos, tão pretos, que a tecnologia desenvolvida por investigadores da Universidade de Aalto, Finlândia, passou a ser apelidada de “célula solar buraco negro”.

Qual a razão da cor negra nos painéis solares?

O tom preto dos painéis solares não é ao acaso. Essa tonalidade deve-se ao facto de terem uma reflexão da luz que incidem sobre os painéis solares inferior a 1%, sendo que garantem uma eficiência de cerca de 22% na conversão da luz solar em energia. Supera assim os painéis solares com silício tradicional.

Esta tecnologia baseada em silício negro está a revolucionar o mercado. É assim um material com potencial revolucionário, com diversas aplicações. Desde a spintrónica aos mantos de invisibilidade termais.

Célula Solar Fotovoltaica de Silício Negro
Célula Solar Fotovoltaica de Silício Negro

O tom mais preto advém das monoestruturas construídas por debaixo da camada de silício, que impedem que a luz escape!

Os painéis solares de silício negro

Os primeiros painéis solares de silício negro já se encontram em funcionamento. O que até há bem pouco tempo era apenas uma curiosidade, é hoje uma realidade.

Já estão a ser fabricados e a entrar no processo de comercialização.

Como são criados os painéis solares de silício negro?

A partir da criação de uma superfície opticamente perfeita, através de um processo de nanoagulhas no silício, que depois elimina a necessidade de colocar qualquer revestimento antirreflexo. A produção deste tipo de painéis solares não tem sido fácil…

Hele Savin, investigadora descortinou as dificuldades “Estávamos preocupados com que uma estrutura tão frágil não sobrevivesse à produção em série de várias etapas, devido ao manuseamento inadequado por robôs ou na laminação dos módulos”.

Mas felizmente tudo deu certo… sendo que os primeiros protótipos recebidos da fábrica estavam impecáveis, após análise cuidada no laboratório! E o melhor de tudo, é que têm uma eficiência de produção de energia solar acima dos 20%!

Custo dos painéis solares de silício negro?

Apesar de ser caro a fabricar as nanoestruturas, o facto de existirem menos etapas no processo de fabricação dos painéis solares, bem como o excelente desempenho do produto final, irá permitir equilibrar os custos! Assim, espera-se que os painéis solares de silício negro entrem no mercado a preços competitivos com os tradicionais painéis solares!

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

3
DEIXE O SEU COMENTÁRIO

3 Comentários da discussão
0 Respostas aos comentários
3 Seguidores
 
Comentário mais ativo
Discussão mais ativa
3 Comentários dos autores
  Subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
Humberto Clevert

Estou procurando roda c/super motor elétrico e gerador elétrico interno veicular e p/motos que já um ano no mercado existe aprox.03 fábricas no mundo perdi o contato.

Gilson Leandro Duarte

Boa noite!Minha dúvida é esses painéis produzidos em série,grande quantidade,a me referir quanto a agreção ao meio ambiente,de onde se extrai a matéria prima para fabricação dos painéis de silício negro?

Artur Danilo Souza Teixeira

Mas uma maquiagem comercial pra mudar pra cima a taxa de lucro.
Jogar a justificativa do preço no teórico aumento de produção é uma piada.