Aerogerador Nordex N149

A Nordex N149 foi instalada em 21 de agosto de 2018 no parque eólico Wennerstorf II, e foi a primeira de duas grandes instalações que a Nordex planeia fazer.

A Nordex N149/4.0-4.5 possui uma potência nominal de 4.5MW foi instalada no parque eólico Wennerstorf II, que está situado a cerca de 30 quilómetros de Hamburgo.

Jorg Hempel, responsável alemão do Grupo Nordex disse Estamos satisfeitos por termos terminado este projeto a tempo da conferência WinEnergy Hamburgo 2018. Além das nossas turbinas eólicas no porto de Hamburgo, a N149/4.0-4.5 é um projeto impressionante que foi terminado e mostra que o Grupo Nordex está na vanguarda da tecnologia”.

Os aerogeradores no Wennerstorf II são apenas o começo. E as reações não podiam ter sido melhores, tanto que grande parte dos seus clientes já está a incluir as turbinas eólicas nos seus procedimentos.

O parque eólico de Wennerstorf começou por ter quatro turbinas eólicas, cada uma com a potência nominal de 1.3MW, que produzem eletricidade desde 2003; em 2015 foi decidido desenvolver o local com a tecnologia mais recente, substituindo as antigas turbinas eólicas por novas, e para isso, optaram pela primeira turbina eólica da séria Delta4000, a N149/4.0-4.5, sendo que agora o total de potência instalada é de 9MW, o que corresponde a um aumento de 73%.

No entanto, estas novas turbinas eólicas têm que ser submetidas a testes independentes para obter todos os certificados relevantes. Para já a quinta eólica cumpre os requisitos da norma IEC 61400, com excelentes condições de vento, aproximadamente 6.5metros por segundo (em média).

Constituição das Turbinas Eólicas N149/4.0-4.5

As turbinas N149/4.0-4.5 estão equipadas com uma luz de presença para aviões, pois têm uma altura de 200 metros.

Estas luzes apenas são ativadas quando uma aeronave voo abaixo dos 600 metros de altitude e se aproxime das turbinas num raio de quatro quilómetros, ou seja, está equipada com um radar anti aviões. Assim é escusado que as luzes de presença para aviões estejam sempre ligadas.

As Nordex N149/4.0-4.5 também foram construídas tendo em conta a redução do ruído, de modo a serem aceites nas cidades, com um nível de emissão de sons inferior a 106.1dB, mesmo quando a funcionar no máximo. Além disso, consoante a direção do vento e altura do dia, também têm sistemas de redução de ruído, o mais baixo possível.

As pás do rotor têm praticamente 73 metros de comprimento. Sendo uma peça única. O rotor tem 149 metros de diâmetros, o que permite produzir energia eólica com ventos baixos. Ao contrário do modelo anterior, as pás do rotor do N149/4.0-4.5 são feitas de carbono e fibra de vidro.

Transporte das Pás do Rotor

A logística para transportar este modelo de turbina eólica foi deveras inteligente. Pois devido ao grande comprimento das pás, estas tiveram de ser transportadas com recurso a um transportador “dolly” em cada pá. Esse transportador era o único componente a ligar a parte da frente e de trás.

Foi assim que as pás do rotor fizeram mais de 330km desde Rostock até próximo da quinta eólica! Depois foram mudados para um veículo com várias rodas, com possibilidade de ajustar ao longo do caminho até ângulos de 60graus. Assim, foi possível fazer chegar as turbinas ao local de instalação!

A Nordex planeia iniciar a produção em série das turbinas eólicas N149/4.0-4.5 em 2019!

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO...