As centrais hidroelétricas são atualmente a principal fonte de energia renovável no mundo.
Existindo por todo o mundo uma potência instalada superior a 1000GW, com uma produção a atingir os 1437GW, segundo dados da Agência Internacional para a Energia.
De acordo com a mesma agência, a energia hidroelétrica continuará a crescer a um ritmo importante, esperando que duplique a sua atual potência, superando assim os 2000KW de potência instalada até 2050.
Vantagens energia hidroelétrica
Perante outras fontes de energia, as centrais hidroelétricas garantem:
- Elevado nível de fiabilidade
- Tecnologia comprovada de alta eficiência
- Custos baixos de funcionamento e manutenção do mercado
A energia hidroelétrica é a principal fonte de energia renovável, superando a eólica que vem em segundo lugar com uma capacidade de 350GW.
Esta fonte de energia renovável tem um potencial de desenvolvimento enorme, especialmente em países como a África, Ásia e América Latina. Motivos pelos quais a AIE prevê que até 2050 a capacidade instalada chegue aos 2000GW, com uma produção de eletricidade mundial a partir desta fonte de quase 7000TWh!
O investimento nas centrais hidroelétricas nos países em desenvolvimento são projetos que permitirão melhorar o acesso a serviços de energia elétrica, bem como reduzir a pobreza mundial, onde nem água potável e eletricidade chegam.
Conheça mais sobre as vantagens e desvantagens da energia hídrica.
Como funcionam as centrais hidroelétricas?
As centrais hidroelétricas usam a força da água para gerar energia. Assim a energia hidroelétrica é obtida através do aproveitamento da força cinética e potencial das correntes de água, produzindo assim eletricidade, sendo esta uma das fontes de energia renovável mais antiga do mundo, e mais utilizada mundialmente para obter eletricidade para as nossas casas.
Atualmente a China é o maior produtor mundial deste tipo de energia renovável, sendo seguida por Brasil, Canadá, Estados Unidos e Rússia, países que possuem as maiores centrais hidroelétricas do mundo!
Maiores centrais hidroelétricas do mundo
Central Hidroelétrica “As Três Gargantas”
Possui uma potência instalada de 22500MW! Fica em Yichang, China, no rio Yangtsé. É a maior hidroelétrica mundial! A sua construção foi iniciada em 1993, tendo terminado apenas em 2012, com um custo de 18000 milhões de euros!
Esta barragem tem 181 metros de altura e 2335 metros de comprimento.
Central Hidroelétrica de Itaipú
Possui uma potência instalada de 14000MW! Fica no rio Paraná, fazendo fronteira entre Brasil e Paraguai, é a segunda maior hidroelétrica do mundo.
A construção teve início em 1975, tendo sido terminada em 1982, com um custo total de 15000 milhões de euros.
Central Hidroelétrica de Xiluodu
Possui uma potência instalada de 13860MW! Fica no rio Jinsha, próximo de Sichuan, China. É a segunda maior hidroelétrica da China, e a terceira a nível mundial. Com um custo total de 5500 milhões de euros, começou a ser construída em 2005, tendo terminado em 2013.
É explorada pela Three Gorges Project Corporation uma das maiores empresas de energia a nível mundial.
Central Hidroelétrica de Guri
Possui uma potência instalada de 10235MW! Localiza-se na Venezuela, rio Caroni, e é também conhecida por Simón Bolívar.
A sua construção começou em 1963, e foi terminada em duas fases. A primeira terminou em 1978 e a segunda em 1986.
Central Hidroelétrica de Tucuruí
Possui uma potência instalada de 8370MW! Fica no rio Tocantins, Tucuruí, Brasil. Com um custo de 4000 milhões de euros, teve início em 1975, ficando terminada em 1984, numa primeira fase, e depois em 1998 deu-se início à segunda fase da ampliação da central hidroelétrica, tendo terminado em 2010.