energia-hidrica

A energia hídrica é um dos mais antigos aproveitamentos energéticos a grande escala e está enquadrada como uma energia renovável.

A produção de energia hídrica é principalmente efectuada através centrais hidroeléctricas, que estão associadas a barragens de grande ou média capacidade, que represam a água dos rios, constituindo um reservatório de água, interrompendo pontualmente o fluxo de água.

Estas centrais, usam a energia da diferença de nível entre a albufeira e o rio, a jusante da central, que fazem rodar as turbinas e os respectivos geradores, produzindo electricidade. Saiba mais sobre como funciona a produção de energia hídrica.

A energia Hídrica tem uma crescente utilização em Portugal e cada vez são projectadas e construídas mais e maiores barragens.

De facto esta tecnologia possui enormes vantagens comparativamente a outros géneros de produção energética, apesar disso existem também algumas desvantagens no uso da energia hídrica.

energia-hidrica-barragens
Exemplo de uma Barragem – Energia Hídrica

Vantagens da energia hídrica

  • É uma energia renovável, isto é, que não se esgota;
  • A sua fiabilidade e a resposta às variações de procura são elevadas;
  • O seu custo de produção é baixo;
  • Não polui o ambiente;
  • Proporciona desenvolvimento local (estabelecimento de vias fluviais, construção de vias de comunicação, fomento de actividades de lazer e de turismo, etc).
  • Permite uma forma de abastecimento local para regadios, etc.

Desvantagens da energia hídrica

  • Provoca a erosão de solos, os quais consequentemente afectam a vegetação local;
  • Pode provocar o deslocamento de populações ribeirinhas e o alargamento de terra (dependendo, claro, do tipo de relevo e da região onde se localiza o empreendimento);
  • A sua construção exige a formação de grandes reservatórios de água que acabam por provocar profundas alterações nos ecossistemas;
  • Elevados custos de instalação e de desactivação.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

4
DEIXE O SEU COMENTÁRIO

4 Comentários da discussão
0 Respostas aos comentários
0 Seguidores
 
Comentário mais ativo
Discussão mais ativa
3 Comentários dos autores
  Subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
Carlos Eduardo

Bom.. de mais pra minha filha que ta fazendo o trabalho de casa.;…

António Neto

As desvantagens da construção de barragens no nosso País, comparando com as vantagens, são pura idiotice. Não temos muitas barragens, mas temos algumas. Calculem que se não as tivessemos, como seria este ano seco que estamos a passar.

Rui Manuel Costa Soares

Não me refiro às Barragens, Refiro-me à deslocação de massas de água.

Rui Manuel Costa Soares

Bom-dia, sou um simples curioso em relação às Energias Renováveis, mas gostava de colocar uma simples questão e que alguém entendido na matéria me esclareça sobre o assunto.
A questão é a seguinte: “Movimento é energia, certo? Então porque não se aproveita a energia da deslocação de massas de água ao longo do curso dos rios por exemplo?”