sistema-eti-roller

De maneira a diminuir o número de mortes e feridos graves nas estradas de todo o mundo devido a acidentes rodoviários uma empresa sul coreana desenvolveu um novo sistema de rails protetores para as estradas, o ETI Roller System.

Este novo sistema chama-se ETI Roller System e é um novo sistema de guard-rail de impato, desenvolvido pela coreana ETI Evolution in Traffic Innovation, que promete vir a salvar muitas vidas nas estradas mundiais.

Segundo os seus criadores sul coreanos este sistema de rails funciona segundo o principio de após perda de controlo da viatura e consequente impacto conseguir levar de novo o veiculo de volta para a estrada, ou fazer com que este diminua a velocidade até ser parado por completo.

Por norma os rails convencionais são feitos de chapa metálica e não garantem totalmente a segurança dos condutores. O ETI Roller System por sua vez é um sistema por assim dizer mais suave que protege os condutores dos choques violentos contra os rails permitindo assim que muitas vidas possam vir a ser salvas com este sistema inovador.

E como funciona este sistema de rails ETI Roller System da ETI?

O ETI Roller System possuiu rolamentos na sua estrutura que absorvem a energia provocada pelo impacto. Esses rolamentos convertem a energia de impacto em energia rotativa propulsionando o veiculo para a frente em vez de o parar instantaneamente.

Sistema ETI Roller System
Sistema ETI Roller System

Os rolamentos têm também refletores de modo a auxiliar a visibilidade, mas esta característica já era usada nos rails convencionais metálicos.

Os rolamentos do ETI Roller System são em forma de tambor e são produzidos em EVA (sigla de acetato-vinilo de etileno) que é um material muito flexível feito a partir de uma espuma sintética que tem uma melhor flexibilidade e elasticidade comparando com outros materiais de polietileno, podendo o EVA ser comparado a nível dessas características à borracha, no entanto é bem mais leve do que esta e não se danifica tão facilmente.

Pode conferir a eficácia no seguinte vídeo de testes deste sistema, que mostra um veiculo a embater a alta velocidade nestes novos rails, que tal como o fabricante diz, o veiculo não para instantaneamente, mas sim desacelera energicamente e retoma a estrada.

Video do sistema ETI Roller System

O fabricante dispõe de vários modelos deste tipo de rails tendo em conta as normas de segurança, tipo de estrada e localização. Para obter mais informações pode visitar o site do fabricante ETI Evolution in Traffic Innovation.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO...