Vantagens dos Painéis Solares Fotovoltaicos
Vantagens dos Painéis Solares Fotovoltaicos

Quem ainda não passou horas em uma fila para comprar gasolina sem imposto em um único dia do ano? Mas dizem “não” para um tipo de economia rentável nos 365.

Apelidada de “o grátis que quase ninguém aceita”, a energia solar é sempre um investimento do futuro no Brasil. Nunca o atual.

Na Alemanha, por exemplo, que tem previsão de ter 100% da energia consumida em seu território gerada por fontes renováveis até 2050, as empresas têm estacionamentos cobertos de painéis solares.

Na Itália, onde estive recentemente, bastava viajar de trem para contemplar sistemas de captação de energia solar no solo, no telhado, no estacionamento ou em qualquer outro lugar considerado “inútil”.

Mesmo com grandes áreas que poderiam gerar energia de maneira gratuita e sustentável, os brasileiros ainda se limitam a dizer que não têm interesse no modelo da energia solar fotovoltaica.

O principal motivo é ter de esperar mais de dois anos pelo retorno do investimento. Por isso, preferem seguir pagando um modelo que não lhes dará lucro algum.

As pessoas não levam em consideração a possibilidade de o sol (energia Solar) pagar a conta mesmo com a opção de destinar o valor gasto com energia elétrica para bancar o financiamento do modelo renovável.

paineis-solares-fotovoltaicos-familia
Painéis Solares Fotovoltaicos – Energia para Todos

Também existem aquelas pessoas que dizem que a energia solar fotovoltaica é cara, mas, em três anos, gastam o valor de um sistema em tarifas da distribuidora.

Conheça mais sobre as vantagens e desvantagens da energia solar.

Quando avaliamos as oportunidades da energia solar na indústria e no comércio, o paradigma é bem parecido. Os gestores se limitam a questionar qual o prazo do retorno do investimento sem se dar conta de que as tarifas de energia elétrica que pagam nunca darão retorno.

Não precisamos fazer muitos estudos para concluir que as tarifas do modelo elétrico sobem muito mais do que os rendimentos de aplicações financeiras e que o retorno da escolha pela energia solar rende muito mais do que investimentos tradicionais.

E isso olhando apenas para o aspecto financeiro, sem calcular os impactos ambientais que deixaremos de gerar ao meio ambiente.

O que precisamos é quebrar paradigmas, assim como já aconteceu na Europa, nos Estados Unidos e na China, para que a energia solar seja uma escolha atual, e não do futuro.

Qual a sua opinião sobre este a energia solar. Você estaria disposto em fazer um investimento em Energia Solar?

Uma opinião de Marcus Purper, engenheiro sócio da Seeffi Solar

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO...