
A empresa chinesa Envision Energy adquiriu 600 MegaWatts em projetos de energia eólica no México.
O maior investimento da China no México surge no sector da energia eólica sendo que esta fabricante de aerogeradores fez uma aquisição em larga escala neste sector.
A Envision Energy, fabricante de aerogeradores de baixa rotação adquiriu uma participação maioritária no sector da energia eólica com uma capacidade total de 600 Megawatts. A construção dos projetos ainda não começou, mas está previsto começar até ao final do ano de 2016.
Este investimento é resultado de negociações com a homóloga local mexicana ViveEnergia. A Envision Energy e a ViveEnergia anunciaram ainda uma parceria estratégica para desenvolver uma capacidade de 1.5GW até ao ano de 2020.
Esta aquisição marca a entrada da Envision Energy num mercado dominado pela empresa espanhola Gamesa. De acordo com o relatório da BT Consult, o fabricante espanhol Gamesa possui uma quota de 73% no mercado de energia eólica mexicano.
Os termos do acordo não foram divulgados, no entanto é de verificar uma atracão crescente ao logo dos últimos anos por parte das empresas no mercado de energia eólica mexicano. De notar que o governo mexicano estabeleceu metas para uma fonte de 5% do total de eletricidade do país proveniente de energias renováveis até 2018 e de 24% até 2024.
Um relatório recente da Agência Internacional das Energias Renováveis (IRENA) e da Mexican Energy Secretariat (SENER) constata que as quotas de todas as energias renováveis pode ascender aos 21% até 2030, e que o total de energia gerada no México pode aumentar 46% até 2030.
No entanto este mesmo relatório também refere que o governo mexicano terá que fazer algumas mudanças nas suas políticas de modo a poder alcançar o potencial total das energias renováveis.
Caso essas mudanças não aconteçam o relatório prevê que a quota de renováveis se ficará pelos 10% quando alcançado o ano de 2030.