Dístico para veículos elétricos

Para-brisas passará a ter dístico para veículos elétricos

A venda de veículos elétricos aumentou em Portugal, superando mesmo as vendas dos veículos a combustão. Mas sabia que existe um dístico para veículo elétricos?

Um dístico identificativo que vai permitir que estes circulem na rua, ou mesmo estacionar em zonas que lhes sejam destinadas. O dístico será azul, colocado no canto inferior direito do para-brisas.

O dístico para veículos elétricos irá, por exemplo, permitir que o veículo elétrico possa ser estacionado em zonas de carregamento de veículos elétricos, permitir o benefício de taxas reduzidas ou isenção de pagamento de lugar de estacionamento em alguns municípios de Portugal.

O dístico para veículos elétricos tem custos associados?

Este dístico não irá ter qualquer custo adicional, mas tem que ser pedido pelos donos dos elétricos através do preenchimento do impresso em anexo do DL nº 90/2014, sendo depois entregue num serviço regional do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).

Mas saiba que vai precisar de apresentar a seguinte documentação:

  • Requerimento modelo 13-IMT preenchido e assinado pelo proprietário, com pedido de dístico identificativo de veículo elétrico;
  • Fotocópia do Certificado de Matrícula do veículo (no campo combustível deverá constar a informação “elétrico” ou “elec/gasoli”);
  • Exibição de documento de identificação;

Este dístico não poderá ser removido, tendo de ser apresentado em adequadas condições de conservação. Pelo que será um material autocolante e resistente.

Será então colado no canto inferior direito do para-brisas, não podendo ser alvo de outros carateres ou símbolos.

Sem a presença desse dístico e não se conseguindo fazer prova de que possui um veículo elétrico, poderá vir a ser autuado num valor entre os 60 e 300 euros, segundo o artigo 50.º, n.º 1, alínea f) e artigo 70.º, n.º 2 do Código da Estrada que regulam o estacionamento proibido em zonas afetas exclusivamente a veículos de certas categorias.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui