A China continua a surpreender no desenvolvimento tecnológico do seu setor de energia eólica, a empresa Dongfang Electric (DEC) apresentou a primeira turbina eólica fabricada na China a alcançar a meta dos 10 MW de potência.
Este novo modelo DEC 10 MW foi criada a pensar nos mercados de energia eólica offshore e vai competir diretamente com os fabricantes ocidentais já reconhecidos no setor eólico, nomeadamente com a General Electric, Siemens-Gamesa e a MHI Vestas.
Relembramos que a General Electric está em fase finais de testes da turbina eólica mais potente do mundo, a Haliade-X que possui uma potência de 12 MW. Veja aqui mais informações sobre a Haliade-X.
A apresentação do protótipo DEC 10MW ocorreu no cluster industrial de energia eólica offshore nas instalações da China Three Gorges na localidade de Fujian.
Dados sobre o protótipo DEC 10MW
- Diâmetro do Rotor – 185 metros
- Potência – 10 MW
- Adequada para projetos offshore com ventos de velocidade 8,5 a 10 metros por segundo
Este lançamento do protótipo DEC 10MW aconteceu precisamente um mês após o fabricante Dongfang Electric ter revelado o seu gerador síncrono de ímans permanentes de 10 MW que foi projetado para esta nova turbina eólica
O fabricante Dongfang Electric está situado na localidade de Sichuan e informa que possui uma capacidade de produção anual de aproximadamente 100 unidades de turbinas eólicas offshore DEC 10MW.
O protótipo vai ser instalado na Baía de Xinghua, que é uma plataforma Chinesa de testes para grandes turbinas eólicas em regime offshore.
A comercialização a nível global desta turbina eólica está prevista para 2021, data que está dependente do resultados dos testes iniciais que serão realizados na Baía de Xinghua.
O fabricante Dongfang Electric espera assim lutar por uma posição de destaque no setor eólico offshore na China que se espera que invista em grandes projetos offshore nos próximos anos.
A China instalou no último ano 1.8 GW de potência eólica em regime offshore, alcançando assim uma capacidade acumulada de 4.4 GW, segundo analistas a potência eólica offshore na China pode alcançar os 30 GW no ano de 2030.