China revela a sua turbina eólica mais potente com 10 MW

Wind Turbine Dongfang DEC 10 MW

A China continua a surpreender no desenvolvimento tecnológico do seu setor de energia eólica, a empresa Dongfang Electric (DEC) apresentou a primeira turbina eólica fabricada na China a alcançar a meta dos 10 MW de potência.

Este novo modelo DEC 10 MW foi criada a pensar nos mercados de energia eólica offshore e vai competir diretamente com os fabricantes ocidentais já reconhecidos no setor eólico, nomeadamente com a General Electric, Siemens-Gamesa e a MHI Vestas.

Relembramos que a General Electric está em fase finais de testes da turbina eólica mais potente do mundo, a Haliade-X que possui uma potência de 12 MW. Veja aqui mais informações sobre a Haliade-X.

GE Haliade-X instalada na China
GE Haliade instalada na China

A apresentação do protótipo DEC 10MW ocorreu no cluster industrial de energia eólica offshore nas instalações da China Three Gorges na localidade de Fujian.

Dados sobre o protótipo DEC 10MW

  • Diâmetro do Rotor – 185 metros
  • Potência – 10 MW
  • Adequada para projetos offshore com ventos de velocidade 8,5 a 10 metros por segundo

Este lançamento do protótipo DEC 10MW aconteceu precisamente um mês após o fabricante Dongfang Electric ter revelado o seu gerador síncrono de ímans permanentes de 10 MW que foi projetado para esta nova turbina eólica

O fabricante Dongfang Electric está situado na localidade de Sichuan e informa que possui uma capacidade de produção anual de aproximadamente 100 unidades de turbinas eólicas offshore DEC 10MW.

O protótipo vai ser instalado na Baía de Xinghua, que é uma plataforma Chinesa de testes para grandes turbinas eólicas em regime offshore.

A comercialização a nível global desta turbina eólica está prevista para 2021, data que está dependente do resultados dos testes iniciais que serão realizados  na Baía de Xinghua.

O fabricante Dongfang Electric espera assim lutar por uma posição de destaque no setor eólico offshore na China que se espera que invista em grandes projetos offshore nos próximos anos.

A China instalou no último ano 1.8 GW de potência eólica em regime offshore, alcançando assim uma capacidade acumulada de 4.4 GW, segundo analistas a potência eólica offshore na China pode alcançar os 30 GW no ano de 2030.

Video – O Maior parque eólico offshore da China

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima