Brasil atinge mais um recorde com 200 mil conexões de energia solar

Placas Solares Fotovoltaicas instaladas em telhado

Brasil atinge mais um recorde com 200 mil conexões fotovoltaicas de geração distribuída

O Brasil acaba de atingir um novo marco histórico de 200.000 conexões para geração fotovoltaica distribuída, de acordo com a ABSOLAR, Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica.

Atualmente, o país possui 2,3 GW de capacidade instalada total de geração solar fotovoltaica distribuída, superando a marca de 2 GW.

A energia solar fotovoltaica representa mais de 99,8% de todas as conexões de geração distribuída, com mais de R $ 11,9 bilhões em investimentos acumulados desde 2012, espalhados pelas cinco regiões nacionais.

No entanto, embora o país tenha avançado nos últimos anos, ainda representa uma parte muito pequena do mercado nacional de eletricidade, composto por mais de 84,4 milhões de consumidores, dos quais apenas 0,3% usam energia solar.

“Apesar dos desafios, existe uma boa perspectiva para o sector e a tecnologia no Brasil, uma vez que o Governo Federal e o Congresso Nacional indicaram que pretendem desenvolver ainda mais a geração solar fotovoltaica distribuída no país”, diz Ronaldo Koloszuk, Presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR.

Placas Solares Fotovoltaicas instaladas em telhado
Placas Solares Fotovoltaicas instaladas em telhado

Continuando com a ideia, Rodrigo Sauaia, CEO da ABSOLAR, explica que “o próximo passo agora é construir uma estrutura jurídica adequada para esse segmento no país, baseada na transparência, estabilidade, previsibilidade e equidade”.

Geração descentralizada

O sector fotovoltaico no Brasil possui 4.899 MW instalados, entre grandes parques e instalações de utilizadores particulares que injetam na rede de distribuição.

Desse total, o surpreendente é que 2.226 MW foram instalados em pequenas conexões, seja por utilizadores comerciais, industriais ou residenciais. Representa 45% da energia solar fotovoltaica total no país.

O salto na distribuição ocorreu em 2019, quando foram instalados praticamente 1.500 MW, o que mostra bons resultados no marco regulatório e de incentivo.

Em 2018, o total descentralizado era de apenas 588 MW, o que significava 24% do total fotovoltaico instalado.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima