energia-solar-sol

A energia solar fotovoltaica é a tecnologia a que se recorre para recolher a energia gerada pelo sol. Energia que depois é possível usar nos nossos lares.

E isso porque a energia solar é inesgotável, é uma excelente fonte de calor e de luz, e uma das grandes alternativas energéticas para o futuro!

Se analisarmos bem o Sol, chegamos à conclusão que este é o principal responsável pela origem das demais fontes de energia. Pois é através do Sol que se dá a evaporação, fase inicial do ciclo das águas, que permite o represamento, e por consequência a geração de eletricidade (através da hidroeletricidade). Além disso, a radiação solar permite a circulação atmosférica por todo o mundo, originando os ventos.

Como se obtém eletricidade a partir da Energia Solar Fotovoltaica?

A energia solar é a energia obtida a partir da conversão direta da luz do sol em eletricidade.

Isso somente é possível graças ao efeito fotovoltaico, que muito resumidamente, foi identificado por Edmond Becquerel em 1839, e significa o aparecimento de uma diferença de potencial nos extremos de uma estrutura de material semicondutor, que se deve à absorção da luz!

O investimento e desenvolvimento da energia solar começou nas empresas do setor das telecomunicações, pois procuravam fontes de energia para os seus sistemas em locais remotos e isolados, onde dificilmente havia rede elétrica.

Mas não foi somente estas empresas… também a “corrida espacial” levou ao desenvolvimento desta tecnologia. Nomeadamente da célula solar, com o intuito de fornecer energia suficiente para as missões no espaço. Além da necessidade de manter em órbitra satélites.

Carregar Tablet recorrendo à Energia Solar Fotovoltaica
Carregar Tablet recorrendo à Energia Solar Fotovoltaica

1973 o ano da crise energética

Pode-se dizer que este foi o ano de viragem para a energia solar. Pois uma crise energética levou a que se investisse ainda mais nas aplicações terrestres, mas havia um problema, o custo de produção das células solares era elevado e teria que ser reduzido.

Assim várias empresas passaram a investir mais no setor das energias renováveis, deixando um pouco de lado o nicho espacial, e abrangendo mais nichos de mercado. Surgiram mais projetos, projetos com investimentos diversificados, com o intuito de aumentar a produção de eletricidade a partir da maior fonte inesgotável, o sol!

Em 1993 deu-se mais uma revolução neste setor, com a produção de células fotovoltaicas que atingiu os 60MW de potência, sendo que na altura o material mais usado era o Silício (segundo elemento mais abundante no planeta – sendo explorado em várias formas: monocristalino, policristalino e amorfo).

Mais recentemente a procura por outros materiais alternativos ao silício tem vindo a aumentar, com várias empresas a desenvolver esforços por encontrar elementos que permitam uma maior eficiência energética.

Como a energia solar não abunda durante a noite, desenvolveram-se sistemas de armazenamento dessa mesma energia, as baterias. Mas são sistemas ainda recentes que ainda requerem otimização. E praticamente todos os dias surgem novos materiais que permitem aumentar a capacidade das baterias.

As principais aplicações da energia solar

Estamos assim a assistir a uma revolução na energia solar. Pois esta já não é usada apenas para fornecer eletricidade às habitações, mas também a veículos e outras aplicações!

  • Fornecimento de eletricidade às habitações e empresas;
  • Aquecimento de águas quentes sanitárias;
  • Aquecimento central de edifícios;
  • Fornecimento de energia a veículos;
  • Permite recarregar equipamentos elétricos com recurso a um painel solar móvel;
  • Pontos de recarregamento de baterias durante o dia.

Recomendamos: Vantagens e desvantagens dos painéis solares fotovoltaicos.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

7
DEIXE O SEU COMENTÁRIO

7 Comentários da discussão
0 Respostas aos comentários
0 Seguidores
 
Comentário mais ativo
Discussão mais ativa
7 Comentários dos autores
  Subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
Adriano César

Como faço para iniciar o curso sobre energia solar?

alexandre

Boa gostaria de ter mais informações sobre o curso Energia foto voltaica e como me posso escrever.

Oscar Freitas Mendonça

Gostaria de fazer o curso completo de Energia Solar gratuito , mas não consigo me cadastrar

Carlos Vargas

Gostaria de receber mais materias sobrae Energia solar

Luis Fernando Ramos

Gostaria de fazer o curso gratuito de energia renovável mas não consigo me cadastrar.