Vantagens, desvantagens e diferenças dos modelos de Painéis Solares Fotovoltaicos

vantagens-desvantagens-paineis-solares-fotovoltaicos

Economizar uma parte da energia que consumimos todos os dias com sistemas de aproveitamento da radiação ou Painéis Solares Fotovoltaicos, já é mais do que realidade em nosso cotidiano, as tecnologias estão cada vez mais relevantes e potencializam as questões de cuidados climáticos, além é claro de contribuir com o meio ambiente e redução de valores nas contas de energia elétrica.

Claro que como tudo na natureza existem as vantagens e desvantagens em todo o ecossistema, e nas vertentes da energia solar, não seria diferente. Contudo existem também diversas diferenças entre os Painéis Solares Fotovoltaicos, aprenda a conhecer as principais vantagens e desvantagens dos paineis solares fotovoltaicos.

Diferenças entre Painéis Solares Fotovoltaicos

Cerca de 80% dos painéis fotovoltaicos são baseados em moléculas de silício, quanto mais pura a molécula, melhor será a conversão de luz solar em energia elétrica. Descubra quais os paineis solares fotovoltaicos mais eficientes existentes no mercado.

Outros fatores também são determinantes para a eficiência dos sistemas fotovoltaicos; como espaço, custo dos painéis, garantia e fabricantes.

Vantagens e Desvantagens dos Painéis Solares Fotovoltaicos

A fundição dos cristais do Painel Solar Fotovoltaico de Silício Policristalino determina a sua eficiência, os cristais de silício são fundidos em blocos preservando a formação dos componentes, as placas são cortadas em formas quadradas e geralmente menos eficientes.

As vantagens do Painel Solar Fotovoltaico de Silício Policristalino são a durabilidade seguindo mais de 30 anos de conservação, o custo de produção é mais barato e a quantidade de silício residual utilizado no processo de fabricação é menor do que os outros sistemas fotovoltaicos.

As desvantagens que podemos observar estão na eficiência, pois a pureza do polisilício nas células é menor, e a área de colocação dos painéis também tende a ser maior, utilizando mais placas solares, aumentando o seu custo.

Já o Painel Solar Fotovoltaico de Silício Monocristalino possui um único cristal de silício ultrapuro, as lâminas são fatiadas em formas individuais arredondadas, tratadas e transformadas em células fotovoltaicas.

A grande vantagem deste sistema está na alta eficiência de seus painéis, ocupando menos espaço físico, gerando mais energia elétrica, funcionam melhor em dias com radiação solar e são considerados os melhores do mercado, sua vida útil se estende por mais de 30 anos.

Na questão das desvantagens o preço do fabrico é bem maior, encarecendo o produto para o consumidor final, o processo para produzir o silício monocristalino também é uma desvantagem, pois no corte dos lingotes cilíndricos uma parte das células é desperdiçada, forçando posteriormente a sua reciclagem.

paineis-solares-fotovoltaicos-familia
Painéis Solares Fotovoltaicos

Outra categoria de sistemas solares são os Painéis Solares de Filme Fino, que possuem uma ou mais camadas de material fotovoltaico ou também chamadas no mercado de células fotovoltaicas de película fina, existem quatro vertentes para esses painéis, são eles- Células Solares Fotovoltaicas Orgânicas, Telureto de Cádmio, Silício Amorfo e Cobre- índio e gálio seleneto.

Uma das principais vantagens destes painéis está na sua fabricação em larga escala, tornando a produção mais barata, a questão das placas serem flexíveis também contribui para a sua aplicação, além de serem mais bonitas e menos impactadas pelas baixas temperaturas.

Nas desvantagens encontramos a menor eficiência por m2, a degradação é bem maior do que em outras placas, refletindo então em seu tempo de vida útil, o espaço utilizado tende a ser maior na sua instalação.

Com tudo, os Painéis Solares Fotovoltaicos tendem a diminuir o custo de energia elétrica, contribuem para a amenização do sistema climático, além é claro de incentivar os avanços tecnológicos na área de energias renováveis.

Com suas vantagens e desvantagens cada painel possui suas particularidades, cabe ao consumidor escolher qual melhor se adequará à sua real necessidade.