Quais os Incentivos e Beneficios para Aquisição de Carros Eléctricos

veiculo-eletrico-bmwi8

Os particulares que adquirirem um dos primeiros cinco mil carros eléctricos a partir de 2010, terão direito a um incentivo no valor de cinco mil euros. O incentivo pode chegar mesmo a 6500 euros no caso de a aquisição do novo carro eléctrico ser realizada à custa do abate de um veículo automóvel convencional.

O anúncio de mais estes benefícios, na senda que alguns outros, nomeadamente benefícios fiscais, foi feito pelo próprio primeiro-ministro, que não apontou pormenores quanto o modo como o bónus será atribuído.

Outro apontamento dado pelo chefe de Governo, foi a informação de que a partir de 2010, os novos edifícios a licenciar têm que prever a pré-instalação de sistemas de abastecimento dos carros eléctricos nas respectivas garagens, para que todos aqueles que optarem pelos carros eléctricos tenham uma rede de abastecimento com facilidade de acesso.

RESUMO DOS ACTUAIS E CONHECIDOS BENEFÍCIOS E INCENTIVOS

Isenção de ISV e IUC

Estes benefícios passam por isentar os seus proprietários do pagamento do Imposto sobre Veículos (ISV) e do Imposto Único de Circulação (IUC).

Benefícios para particulares

O Governo quer ter até ao final de 2011 uma rede de 1300 postos de carregamento de veículos eléctricos e mais 25 postos de carregamento rápido distribuídos por 25 municípios. Em relação à aquisição de veículos eléctricos, os estímulos para os particulares passam pela isenção do imposto sobre veículos e pela atribuição de um subsídio de cinco mil euros (para as cinco mil primeiras unidades ou até ao final de 2010), ao qual acresce mais 1500 euros no caso de existir um automóvel para abate.

Benefícios para empresas

Em relação às empresas, o Governo prevê a fixação de majoração de custo em sede de IRC para a aquisição de frotas de veículos. Na Administração Pública, é imposta a utilização de 20 por cento de veículos eléctricos na renovação da frota, a partir de 2011.

A redução do IRC pode atingir os 50% na aquisição dos veículos eléctricos.

Outros benefícios

Mas também na estrada, o carro eléctrico conferirá vantagens ao seu condutor / proprietário. Está previsto que estes veículos tenham prioridade na circulação em vias de elevado tráfego, e terão acesso a zonas preferenciais de estacionamento nos centros urbanos, algo que hoje em dia se torna muito apetecível.

Serão estes benefícios o início de uma nova era no transporte civil no mundo?

Esperemos todos que seja o virar de uma nova página na história da humanidade, algo que até há bem pouco tempo atrás era controlado e monopolizado pelos países produtores do ouro negro (petróleo), incluindo claro está os Estados Unidos da América.