5 dicas para poupar dinheiro com o Ar Condicionado

poupar-energia-ar-condicionado

Com as mudanças climáticas e os dias quentes mais constantes, recoremos as tecnologias para nos refrescar e adquirir um ambiente mais fresco, os aparelhos de ar condicionado nos proporcionam a vantagem de controlar o clima dentro de ambientes fechados, muitas vezes contendo várias pessoas no mesmo local e tendo poucas janelas para a ventilação.

Quando o calor se torna inevitável os aparelhos de ar condicionado entram em ação, diversas vezes ficam ligados por horas e consomem muita energia, alguns modelos não estão preparados tecnologicamente para suprir as necessidades dos climas atuais, outros estão ultrapassados e necessitam de manutenção específica e constante.

Com o uso inadequado desses aparelhos podemos gerar um consumo desnecessário de energia e ainda aumentar significativamente o valor da conta no final do mês, por questões como esta é que temos que nos atentar a detalhes corriqueiros e muitas vezes que passam despercebidos entre nós, para aproveitar as vantagens do ar condicionado e ainda poupar dinheiro com este equipamento.

Veja as 5 principais dicas para poupar dinheiro e energia com o Ar Condicionado

Troque Aparelhos Antigos
Manutenção do Sistema
Escolha o Local Adequado
Mantenha Janelas Fechadas
Desligue o Equipamento

Caso tenha um aparelho antigo de ar condicionado certamente precisará trocá-lo, pois o mesmo estará ultrapassado e consequentemente gastará mais energia do que necessita, escolha aparelhos de marcas já conceituadas no mercado, modelos Split com a opção inverter economizam mais energia, além de proporcionar uma melhora na qualidade do ar e possuírem um designer mais leve e compacto.

Uma dica interessante de poupar energia e dinheiro é realizar a manutenção do aparelho de ar condicionado regularmente, a limpeza do filtro, desobstrução das laterais e fundo do aparelho, pode ajudar a manter o equipamento funcionando corretamente, a cada seis meses é interessante realizar a manutenção, para assim economizar na fatura de energia ao final do mês.

Antes de realizar a instalação do equipamento para condicionar o ar, é importante escolher o melhor local para inseri-lo, atentar-se as janelas muito próximas, lâmpadas nas paredes, locais que batem sol, ambientes fechados com lareira, entre outros, todos os equipamentos, objetos de decoração e ambientes que forneçam calor, podem danificar o sistema do ar condicionado e o mesmo reterá maior calor, fazendo-o trabalhar mais do que o necessário, escolha o local adequado para o seu aparelho.

Evitar que as janelas e portas dos ambientes estejam entre abertas reduz a capacidade de trabalho dos equipamentos de ar condicionado, sempre que utilizar o aparelho preste atenção no ambiente, certifique-se que o aparelho irá produzir somente o necessário para refrigerar a sala ou escritório, assim terá poupado dinheiro e energia.

Outra dica para reduzir o consumo de energia e poupar dinheiro com o ar condicionado é desligar o equipamento quando o mesmo não está em funcionamento, parece uma dedução lógica, mas muitos se esquecem de fazer este procedimento e deixam o aparelho ligado sem uso, desligar o aparelho 30 minutos antes do fim do expediente também é uma forma de economizar ou reprogramá-lo sempre que for necessário, tarefas simples que poderão trazer maior economia.

Após realizar estas dicas e conseguir poupar dinheiro com o consumo do ar condicionado, mantenha a temperatura amena, não precisa deixar o ambiente congelando para aumentar o consumo, mantenha o local refrigerado e agradável para todos.

Consulte o Guia de compra Ar Condicionado com as principais caraterísticas, funções e preços deste tipo de equipamentos.