O fabricante automóvel japonês Toyota vai chamar à revisão 2,77 milhões de veículos em todo o mundo devido a problemas na bomba de água dos modelos híbridos e numa peça da coluna de direção.
Milhares de clientes Toyota proprietários de modelos Avensis, Corolla e Prius vão ser notificados para levar o carro à revisão para retificar problemas técnicos de origem.
Cerca de 1,5 milhões de veículos da Toyota vão ser chamados à revisão no Japão.
Em Portugal há 3428 veículos, de modelos Avensis (produzidos em 2002), Corolla (de 2000) e Prius (de segunda geração, de 2003), afetados na coluna de direção, cuja utilização intensiva a baixas velocidades pode originar uma folga na junção das peças, ainda que os veículos nunca fiquem sem direção, assegura a marca.
Há também outros 826 modelos híbridos do Prius com problemas na bomba de água, que podem aquecer o sistema do veículo.
Esta operação não possui qualquer custo para o cliente e não será demorada, devem contactar o concessionário mais próximo para verificar o automóvel, sem qualquer custo, sendo que a inspeção durará aproximadamente 1 hora.
Segundo a informação disponibilizada pela Toyota ao Ministério dos Transportes japonês, centenas de anomalias foram notificadas, mas sem registo de nenhum acidente derivado destes problemas técnicos.