Novas tecnologias de armazenamento de energia mudam o setor nos EUA

Armazenamento de Energia Elétrica

Avanços no armazenamento de energia indicam mudança no setor elétrico dos EUA

O setor elétrico dos EUA está a viver momentos de mudança, mudanças que se devem aos sistemas de armazenamento de energia a grande escala nacional.

A informação foi avançada pelo Instituto de Economia da Energia e Análise Financeira (IEEFA), no seu relatório O avanço no armazenamento de eletricidade indica uma rápida mudança no setor elétrico dos EUA, detalhando projetos de expansão de armazenamento de energia no Arizona, Hawai, Florida, Massachussetts, Nuevo Hampshire, Nevada, Texas e Vermont.

A adoção pelas medidas de armazenamento de energia a grande escala é o início de uma tendência que se irá estender a toda a industria, beneficiando as energias renováveis em detrimento das fábricas a gás e carvão.

Avizinham-se grandes mudanças no setor elétricos dos EUA

Wamsted, autor do artigo da IEEFA, diz que em muitos dos exemplos que investigam, cada projeto em geral, foi impulsionado por uma de muitas correntes de valor: redução das taxas de transmissão, garantir maior resiliência na rede, oferecer potência máxima, permitir o encerramento antecipado de fábricas e similares, e acumulação de outros benefícios.

São dezenas de grandes e pequenas empresas elétricas que conseguem uma grande variedade de poupanças no custo da tecnologia de transporte de eletricidade e portabilidade.

Quanto a números, ainda são poucas as instalações, mas o armazenamento de energia está-se a espalhar, deixando de ser o “bicho papão”. São mudanças que estão a ocorrer no momento e boas para o futuro.

Veja-se a capacidade de energia de armazenamento em baterias a grande escala nos EUA:

Capacidade de armazenamento energia EUA
Capacidade instalada de armazenamento de energia nos EUA

Pontos chave do relatório

  • O armazenamento de energia com baterias em combinação com a energia solar vai ajudar a encerrar fábricas a carvão e gás natural que atualmente são usadas para satisfazer as necessidades energéticas da população nas em horas de pico.
  • O armazenamento de energia com baterias pode ajudar a satisfazer as necessidades máximas do sistema, como já ocorre na Califórnia, com a SCE a substituir a fábrica de duas unidades de gás natural.
  • O armazenamento de energia com baterias vai permitir o fornecimento constante de energia renovável. Sendo já vários os projetos em andamento.
  • O armazenamento de energia com baterias permite novas oportunidades às empresas elétricas, que permitem aumentar a resistência do sistema e reduzir os custos ao mesmo tempo.
  • O armazenamento de energia com baterias pode ser usado aquando da instalação de mais sistemas solares residenciais, nas atuais linhas de distribuição elétrica sem ser necessário atualizar o sistema, cujas atualizações são dispendiosas e lentas.
  • O armazenamento de energia com baterias pode ser usado para melhorar a economia da geração solar a grande escala.

1 Comentário em “Novas tecnologias de armazenamento de energia mudam o setor nos EUA”

  1. Muito esclarecedor, adorei saber que em alguns lugares estão no caminho certo, faltou abordar as políticas de proteção que o lobby das velhas tecnologias consegue arrancar dos governos tentando encarecer esse tipo de atividade com impostos e burocracia

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima