energia-solar-telhado

O Governo do Rio de Janeiro junto a PUC do Rio, a EGP Energia e ao EDF Norte Fluminense elaboraram o Atlas RioSolar.

O principal objetivo deste atlas é o de desenvolver o investimento na energia do Sol, em especial a heliotérmica e a fotovoltaica. Além de buscar o crescimento das indústrias que trabalham com energia fotovoltaica.

Essa parceria, realizou um trabalho de pesquisa análise de informações com relação a ocorrência solar no estado de RJ, buscou encontrar formas de estimular o uso de sistemas que utilizem a energia solar.

O Atlas Solarimétrico do Estado do Rio de Janeiro é um referencial para que o potencial solar do Rio de Janeiro possa ser plenamente aproveitado, sendo uma importante ferramenta para a tomada de decisão no desenvolvimento de projetos solares no estado.

O Atlas, integrante da carteira de projetos do Rio Capital da Energia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Energia Indústria e Serviços (SEDEIS), foi realizado em parceria com a EDF Norte Fluminense, a PUC-Rio e a EGPEnergia

Essas instituições conseguiram criar um site para armazenar as informações sobre o Atlas RioSolar. O usuário que acessa a página consegue fazer ações como geração de dados acerca do painel fotovoltaico, a capacidade e o prazo de resultados ao investir. Tudo por meio de um simulador.

A elaboração do Atlas RioSolar está sendo vista como um grande passo para o investimento e o melhor aproveitamento da energia Solar em nosso país. Isto porque, temos uma localização privilegiada, mas que faltava iniciativa.

Os esforços que vemos hoje é apenas um pequeno passo de muitos que ainda virão nos demais locais do Brasil.

Mapa Solar Brasil
Mapa Energia Solar Fotovoltaica Brasil

Mais economia nas casas

Quem começa a aderir esse tipo de equipamento terá uma grande vantagem: a pessoa conseguirá calcular o valor que recebe de economia com as contas de luz.

Devido ao fato de que, em 2012, foi estabelecido no Brasil que as pessoas que começarem o uso de sistemas fotovoltaicos receberão em suas contas créditos pelo consumo sustentável e de energia limpa.

No RJ, foi feito um levantamento sobre o assunto, o resultado apontou que o Norte Fluminense é a maior potência no estado para a produção deste tipo de energia. Por conta da sua localização.

Estímulos do Governo para incentivos de energia renovável

As ações tomadas pelo Governo do Rio de Janeiro não são recentes. Desde muito tempo o Governo vem fazendo parcerias para a implantação de energias renováveis desde as industrias até chegar as residências. Considerado um grande avanço.

Mais informações sobre a aplicação Mapa Solar

O Mapa Solar do Rio de Janeiro permite identificar o potencial de geração de eletricidade nos telhados da capital fluminense.

O estudo, inédito no país, mapeou 1,5 milhão de telhados e mostra que o potencial de geração fotovoltaica nas áreas mapeadas é maior que o consumo residencial da capital.

No aplicativo, é possível conferir o potencial de geração fotovoltaica em telhados de edificações da cidade do Rio de Janeiro. Ele possibilita visualizar dados como a irradiação solar e a área disponível em cada edifício da cidade.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO...