A ideia é simples, colar um painel solar fotovoltaico para multiplicar a autonomia do seu carro elétrico, a revolução está para acontecer.
Carros elétricos: Painel solar autocolante para beneficiar autonomia
Um pouco por todo o mundo, a energia solar fotovoltaica está a transformar a forma de utilização e gestão da energia nas nossas casas. Tornou-se na principal forma de obter energia limpa e totalmente gratuita e tudo indica que será realmente o futuro.
Este incremento e mudança no setor solar está a acontecer praticamente em simultâneo com a evolução da mobilidade elétrica com a crescente utilização dos carros elétricos, e se pensarmos num método destas duas formas emergentes poderem ser utilizadas em simbiose?
Sabemos que já existem fabricantes de carros elétricos que discretamente já tentaram utilizar painéis solares nos seus modelos elétricos, como por exemplo a Toyota e a Hyundai, sendo que a Aptera levou o conceito ao extremo.
A ideia deste simples conceito é o de aproveitar a produção de energia através dos painéis solares fotovoltaicos e multiplicar a autonomia real dos carros elétricos. E se o painel solar for fornecido como um simples autocolante?
Este fantástico projeto que pode de todo revolucionar a indĂşstria dos carros elĂ©tricos está a ser desenvolvido pelo Instituto Fraunhofer de Sistemas de Energia Solar (ISE) que tem sede na Alemanha. O ISE desenvolveu uma pelĂcula autocolante que pode ser instalada em qualquer veĂculo elĂ©trico, permitindo assim a produção prĂłpria de energia elĂ©trica.
Este projeto levará o conceito de autoconsumo solar diretamente para a aplicação em veĂculos elĂ©tricos, obviamente que conseguir que um carro elĂ©trico utilize a sua prĂłpria energia fotovoltaica seria muito mais prático, sendo mesmo um universo perfeito quando comparado ao ter de carregar o carro diariamente.
Autocolante solar aplicável a todos os carros elétricos
Esta pelĂcula solar autocolante fina permitem cobrir a estrutura de qualquer carro elĂ©trico com cĂ©lulas fotovoltaicas, o ISE já realizou alguns testes num carro da Volkswagen modelo POLO de 4ÂŞ geração, neste veĂculo foram coladas na superfĂcie 120 cĂ©lulas solares.
As células solares permitiram neste modelo de dimensões reduzidas uma capacidade de potência máxima de 115 W, algo suficiente por exemplo para alimentar os circuitos dos componentes eletrónicos do carro.
Neste momento e infelizmente o desenvolvimento desta tecnologia ainda não é suficiente para alimentar de forma completa um carro elétrico, no entanto permite alimentar de forma independente vários circuitos, como por exemplo o sistema de iluminação, multimédia, ar-condicionado, etc.
Mesmo que por agora o autocolante solar apenas permita de forma auto-suficiente alimentar estes sistemas que podemos denominar como acessĂłrios do carro elĂ©trico, isto já possibilita um importante alĂvio para a bateria dos veĂculos elĂ©tricos, alcançando uma melhoria na eficiĂŞncia e valores extra na autonomia total.
O Instituto Fraunhofer de Sistemas de Energia Solar está de forma intensa a otimizar a investigação no sentido de obter resultados perfeitos que permitam de facto impactar a indústria da mobilidade elétrica.
Este projeto de investigação possui como objetivo principal o incremento da densidade energĂ©tica e a capacidade de produção das lâminas solares autocolantes, aliado a uma tecnologia compatĂvel com praticamente todos os veĂculos elĂ©tricos existentes no mercado permitindo maximizar a cobertura da superfĂcie dos veĂculos.
O desenvolvimento futuro irá incidir tambĂ©m em tornar o sistema mais leve e com uma aplicação discreta de forma a que a pelĂcula solar fique praticamente invisĂvel.
Quais as diferenças para o sistema atual da Toyota e Hyundai?
A Toyota e a Hyundai disponibilizam sistemas com caraterĂsticas semelhantes, assim fica a dĂşvida de qual Ă© de facto a mais valia do sistema do projeto do ISE?
O sistema do Fraunhofer de Sistemas de Energia Solar possibilita que a pelĂcula solar seja muito mais leve e fina que os sistemas atuais que sĂŁo revestidos e protegidos com um composto grosso e pesado de vidro.
AlĂ©m de que a tecnologia patenteada do ISE promete uma perda de apenas 10% de eficiĂŞncia e a pelĂcula solar possibilita que o carro elĂ©trico mantenha a sua cor original devido a uma pelĂcula intermĂ©dia que Ă© responsável de manter a cor que usa a Tecnologia MorphoColor®, sendo que a outra grande vantagem Ă© que o autocolante solar poderá ser aplicado em qualquer veĂculo elĂ©trico.
Esperemos assim, que este sistema se torne realidade e que surja no mercado o mais rápido possĂvel, garantidamente será uma mais valia para todos os proprietários atuais e futuros de carros elĂ©tricos.