Painel Solar Orgânico

Novo painel solar orgânico será mais amigo do ambiente

O desenvolvimento de um novo painel solar orgânico não é novo, está em desenvolvimento há 10 anos através do Instituto CSEM Brasil. Será um painel solar mais leve e transparente que os modelos tradicionais e está a ser desenvolvido em Belo Horizonte, Minas Gerais.

A empresa tem o objetivo de ter energia verde em todo o lado, e por isso, assim que se der início à produção em massa, este painel irá ser 30 vezes mais barata que os atuais painéis fotovoltaicos de silício.

O desenvolvimento do painel solar fotovoltaico orgânico já se encontra na fase de testes, tendo mesmo sido já finalizadas a construção e adaptação de certas máquinas para o processo de impressão.

Novo painel solar orgânico

Simplicidade do painel solar orgânico

A construção deste painel é simples, é constituído por um filme plástico, onde tintas à base de carbono são impressas e assim transformam a luz solar em energia elétrica.

Foram 10 anos de desenvolvimento e aprimoramento da tecnologia, mas a sua produção é simples… é como as prensas de um jornal, imprimindo as cinco camadas de tina no filme de plástico.

Há duas camadas intermédias que são responsáveis pela produção de eletrões, a camada superior tem a função de conduzir cargas positivas enquanto a inferior transporta a cargas negativas. A última camada impressa no filme de plástico é a do terminal metálico, que fecha o circuito.

Para a produção do painel é necessário que a mesma ocorra num ambiente “amarelo”, com luzes especiais amarelas, devido à sensibilidade do material.

Foram alguns anos de estudos para desenvolver este painel solar orgânico, e durante esse tempo os cientistas descobriram que a radiação da luz azul interfere diretamente na qualidade final do material impresso e por isso as luzes “amarelas” são essenciais para o processo.

Principais benefícios do painel solar orgânico

Este painel fotovoltaico será leve, flexível, relativamente transparente e fácil de ser aplicado em qualquer superfície.

E um dos seus pontos fortes é o facto de ser produzido com materiais orgânicos, sendo assim uma opção mais sustentável quando comparado com os atuais painéis de silício.

Saiba mais sobre as principais vantagens e desvantagens dos painéis solares fotovoltaicos.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

1 COMENTÁRIO

  1. Uma pena que nossos governantes andem na contramão da grande tendência mundial, que é a energia limpa, taxando quem opta pelo sistema. Deveriam incentivar as pessoas a investirem em energia renovável, mas preferem beneficiar as grandes empresas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui