Novo painel solar que produz hidrogénio desenvolvido por cientistas

Painel Solar que produz Hidrogénio

Investigadores da Universidade KU Leuven de Flandes na Bélgica, dizem ter criado um painel solar que recorre à luz solar para produzir hidrogénio a partir da humidade do ar.

Testes realizados pelos cientistas Belgas, permitiram produzir 250 litros de gás de hidrogénio durante um dia.

Sobre o novo painel solar que produz hidrogénio

Um trabalho de investigação está a decorrer desde há uma década. Ao início a quantidade de hidrogénio produzida era minúscula, mas recentemente, durante um teste durante um dia nublado, os cientistas conseguiram ver grandes quantidades de borbulhas de hidrogénio assim que se colocou o painel solar debaixo da luz solar.

Johan Martens, cientista responsável pela equipa de desenvolvimento do painel solar diz que esta combinação física e química é singular.

No início tínhamos um rendimento de 0.1% e tínhamos que procurar as moléculas de hidrogénio, que agora surgem em espécie de borbulhas, ao fim de 10 anos de trabalho, sempre a melhorar, a solucionar problemas, mas agora conseguimos terminar algo visível, que pode mesmo funcionar efetivamente”, afirmou Martens.

Acredita-se que durante um ano, o painel produziu uma média de 250 litros por dia, tendo sido um recorde mundial. 20 destes painéis solares produzem calor e eletricidade suficiente para que uma habitação bem isolada possa aguentar o inverno, ficando ainda alguma eletricidade de sobra.

Para quando a produção a larga escala do novo painel solar?

Para já, estes painéis não irão ser comercializados a larga escala. Ainda há testes que têm de ser realizados, mas em breve será instalado um novo protótipo deste painel numa habitação próxima de Leen Peeters, uma outra cientista do programa de investigação, que transformou a sua habitação num laboratório vivo.

A partir da sua casa, Leen, testa e avalia tecnologias de conservação de energia. E como está bem isolada, tem painéis solares que alimentam um depósito de água solar e uma bomba de calor.

Apenas nos meses de inverno é que recorre à energia da rede elétrica, e também não tem ligação a gás natural.

Assim, se este teste em sua casa tiver bons resultados, o próximo passo é instalar mais painéis solares que produzem hidrogénio nos seus vizinhos. Serão 39 painéis para 39 habitações, que se acreditam que venham a ser suficientes para aquecer as casas, e qualquer excesso de hidrogénio que seja produzido, será armazenado e usado no próximo inverno!

Recomendamos: Guia prático para comprar painéis solares fotovoltaicos

Cuidados com o hidrogénio

O hidrogénio é um gás altamente inflamável, logo há que ter cuidados, pois pode ser perigoso, especialmente se houver uma fuga dentro de um espaço fechado.

Os investigadores defendem-no, dizem que o gás de hidrogénio, tem riscos iguais ao uso de gás natural.

Custos de um sistema de painéis solares para produzir hidrogénio

Para já, ninguém consegue quantificar o custo de um sistema completo de painéis solares para produzir hidrogénio, tanques de armazenamento para o hidrogénio e um forno que funciona com hidrogénio.

Mas tendo em conta que o aquecimento é o responsável pela maior fatia na despesa de uma fatura de eletricidade, especialmente em dias frios, muitos clientes das elétricas, poderiam considerar esta opção deveras atrativa.

O facto de os sistemas de energia solar para o telhado terem um preço fixo, faz com que sejam atrativos, sendo que essa estabilidade económica pode ser muito atrativa para a maioria das pessoas e ajudará a vender muitos destes sistemas.

Sonho tornado realidade

Martens está feliz por o seu projeto avançar para testes reais, numa habitação com gastos normais e assim verificar se o protótipo está pronto para “outros voos”. A equipa de cientistas quis criar algo sustentável que fosse exequível e pudesse ser usado em qualquer lado.

Martens e a sua equipa estão otimistas quanto ao futuro “O céu é o limite”.

Trabalham com materiais baratos, não sendo preciso recorrer a metais preciosos nem outros componentes custosos. E ainda tem outro benefício para o meio ambiente… não recorrem à emissão dióxido carbono de camiões ou bombas de combustível e propano para comprimir o gás natural.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima