Um dos maiores parques de energia solar será instalado no Sertão

parque-solar-fotovoltaico

A energia solar está a tornar-se numa das melhores alternativas para aumentar a capacidade mundial no aproveitamento das energias renováveis.

O oeste baiano vai seguir também esse caminho e prevê-se que Barreiras ganhe muito em breve um dos maiores parques de energia solar fofovoltaica do Brasil.

A gestão e estratégia de Barreiras aponta armas para se tornar numa cidade protagonista do cenário regional de forma a ser atrativa e apta a receber investimentos nos vários setores.

O projeto Sertão Solar Barreiras

No decurso deste cenário o perfeito Zito Barbosa e membros da Tetra+ e Motrice receberam os representantes da Atlas Renewable Energy de forma a se traçar o rumo e iniciar as diversas fases de implantação do projeto Sertão Solar Barreiras. Sendo que algumas obras já se encontram a decorrer no município de Barreiras

O diretor de desenvolvimento e negócio da Atlas afirmou:

“Desde a época dos primeiros estudos, nós temos sido bem acolhidos por nós passamos, quer seja na prefeitura ou em outras repartições, este fato nos empolga ainda mais para fazermos um bom trabalho.

Barreiras entrará na vanguarda da Sinergia renovável, que tem seu celeiro de produção aqui no Nordeste”.

O projeto Sertão Solar Barreiras iniciou já a fase de implantação nas proximidades da área do Aeroporto e vai ocupar uma área de aproximadamente 300 hectares. Em termos de empregabilidade, esperamos que este projeto solar consiga gerar 500 empregos diretos e em simultâneo mais de 2.000 empregos indiretos.

Este projeto tem recebido o apoio da Perfeitura de Barreiras através do Projeto Desenvolve Barreiras de forma a tornar possível a emissão de alvarás e todas as licenças necessárias para que a cidade seja beneficiada no prazo mais curto possível.

Quais as vantagens do parque solar fotovoltaico para a região de Barreiras?

A região de Barreiras é uma zona de produção agrícola, com cada vez mais projetos referentes à expansão das áreas de irrigação e industrialização, o projeto Sertão Solar Barreiras vai beneficiar e reforçar a oferta de energia na região.

O projeto Sertão Solar Barreiras vai aumentar o comércio local e gerar como é óbvio emprego em toda a região, o município ganhará um aumento de receitas de impostos como por exemplo o ICMS e royalties.

Atlas Renewable Energy no Municipio de Barreiras
Representantes da Atlas Renewable Energy no Municipio de Barreiras

A equipa de representantes da Atlas Renewable Energy efetuaram uma apresentação da empresa à imprensa, funcionários e vereadores municipais. A Atlas investe e opera ativos relacionados com projetos de energias renováveis, nomeadamente na América Latina e no Brasil.

A Atlas opera por exemplo na Bahia as centrais solares fotovoltaicas de Juazeiro e Bom Jesus da Lapa.

O projeto Sertão Solar Barreiras terá uma capacidade instalada de mais de 116 MW, o que corresponderá a mais de 350000 painéis solares fotovoltaicos.

O impacto ambiental deste projeto é muito reduzido quando comparado com os projetos das Centrais Hidroelétricas e Termoelétricas já existentes na região.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima