Projeto Solar Fotovoltaico Flutuante na China

São 13 pequenos “ilhéus” de painéis fotovoltaicos que constituem este maior projeto fotovoltaico flutuante do mundo. No total 140 hectares de painéis fotovoltaicos sobre um lago artificial de uma antiga mina de carvão!

Entrou assim em funcionamento o maior projeto de energia solar fotovoltaica flutuante do mundo, após a empresa CECEP ter terminado a ligação entre os 13 pequenos ilhéus. Neste primeiro ano de funcionamento espera-se que a instalação gere 77693 MWh!

O projeto solar fotovoltaico flutuante chinês

Fruto das empresas estatais chinesas e da francesa Ciel & Terre, o projeto deu nova vida a uma zona onde antes estava uma mina de carvão, na província de Anhui.

A instalação terminou em 2018, mas as conexões à rede elétrica apenas foram terminadas em março de 2019. Estas ligações implicaram a construção de uma nova linha elétrica aérea de 110V, com 18km de comprimento.

Tem uma capacidade de 70MW, e será capaz de satisfazer as necessidades energéticas de cerca de 21 mil lares.

Os painéis solares fotovoltaicos foram produzidos e fornecidos pela Ciel & Terre, diretamente no local, com o objetivo de minimizar as emissões de gases de estufa, além de reduzir os custos de transporte e garantir assim emprego na região.

Quanto aos inversores, foram colocados sobre pilares ao largo da margem do lago artificial, para não interferir com as atividades agrícolas existentes na zona.

O futuro está na energia solar fotovoltaica flutuante

Mas este projeto, apelidado de maior projeto fotovoltaico flutuante do mundo, terá vida curta, pelo menos em termos de tamanho, pois na mesma região, no distrito de Yongqiao, a empresa Three Gorges New Energy está a terminar o seu projeto fotovoltaico flutuante de 150MW, e este passará a ser o maior do mundo!

Ambos os projetos fazem parte do maior programa chinês para a instalação de sistemas fotovoltaicos flutuantes com uma capacidade total superior a 1GW.

E o melhor, é que todos esses novos projetos irão nascer em antigas explorações mineiras, de modo a lhes dar nova vida e assim aproveitar parte das infraestruturas já existentes, como a rede elétrica já existente.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

3 COMENTÁRIOS

  1. A Ciel et Terre não produz os painéis solares e, normalmente, não os fornece também. Isso fica a encargo do desenvolvedor. O que Ciel et Terre fornece são os flutuadores que vão abaixo dos painéis, o projeto e as vezes o EP&C.

  2. E a alternativa de energia do futuro.limpa
    E sem represar recursos hídricos.
    Levando riscos iminente para povos e nações. Parabéns

  3. Sucesso será o dia que o Governo Chinês tomar conhecimento da Tecnologia Eólica Turbo B&B que, para o mesmo investimento que hoje se faz para instalar cada 1 MW de Potencia Solar, consegue:
    • Gerar 300% a mais de KWH/ano.
    • Gerar Energia constante durante as 24 h do dia.
    Isso já é possível pois o FC- Fator de Capacidade da usina descrita na matéria é de cerca de 10%, e a Tecnologia Éolica Turbo B&B, permite um FC de cerca de 40% para a região da referida Usina. PS: essa tecnologia já está sendo vendida para o USA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui