Parque Solar Piauí - Brasil

Maior parque de energia solar da América do Sul está sendo construído em Piauí, no Brasil

A subsidiária brasileira de energia renovável do Grupo Enel, que se chama Enel Green Power Brasil Participações Ltda (EGPB) começou a construir um parque solar chamado São Gonçalo, de 475 MW, localizado em São Gonçalo do Gurguéia, no estado brasileiro Piauí.

O parque solar São Gonçalo é a maior planta de energia solar fotovoltaica atualmente em construção na América do Sul e deve começar a funcionar em 2020. O Grupo Enel investirá até o final da construção cerca de R$ 1,4 bilhão, o equivale aproximadamente a 390 milhões de dólares.

O início da construção deste parque fotovoltaico fortalece a liderança da Enel no setor brasileiro de energias renováveis e confirma uma vez mais a importância que a companhia dá ao desenvolvimento da energia solar no Brasil.

O parque solar São Gonçalo vai contribuir para a diversificação e a resiliência da matriz de energia do país, respaldando um ciclo económico virtuoso através do fornecimento de energia sustentável a longo prazo.

Capacidade total do parque de energia solar no Piauí

Quando o parque de energia solar localizado no Piauí estiver pronto, terá a capacidade de gerar mais de 1.200 GWh por ano e evitará a emissão de mais de 600 mil toneladas de CO2 na atmosfera, o que ajudará muito na conservação e proteção do meio ambiente.

Da capacidade instalada total de 475 MW, 388 MW foram conseguidos pelo Grupo Enel em um leilão brasileiro chamado A-4, em dezembro de 2017, e contam com o apoio de contratos de fornecimento de energia de 20 anos para um grupo de distribuidores que trabalham no mercado regulado. Os 87 MW restantes vão gerar energia para o mercado livre.

Grupo Enel no Brasil

No Brasil, o Grupo Enel, através de suas subsidiárias EGPB e Enel Brasil, possui capacidade instalada total de energias renováveis de mais de 2,9 GW, dos quais 842 MW são de energia eólica, ou seja, energia dos ventos, 820 MW de energia solar fotovoltaica, quer dizer, energia do sol e 1.269 MW de energia hídrica, das águas. Além de tudo isso, o Grupo Enel possui mais de 1 GW em execução no Brasil conquistados nos leilões de 2017.

A Enel Green Power, que é a linha de energias renováveis do Grupo Enel, se dedica ao desenvolvimento e operação de energias renováveis no mundo todo. A companhia está presente nos continentes: Americano, europeu, asiático, africano e também na Oceania.

A Enel Green Power é uma multinacional que é líder mundial no setor de energias renováveis, ou seja, que não prejudicam o meio ambiente e que são ilimitadas. Ela tem uma capacidade gerenciada de cerca de 43 GW em um mix de geração que inclui as energias solar, eólica, hidrelétrica, geotérmica e está trabalhando na integração de novas tecnologias em usinas de energias renováveis.

Portanto, o Brasil, especificamente, o Piauí, receberá o maior parque de energia solar não só do nosso país como da América do Sul. Com certeza, é mais uma tentativa de cuidar do meio ambiente para podermos viver bem e para que as futuras gerações usufruam do planeta Terra.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

2
DEIXE O SEU COMENTÁRIO

2 Comentários da discussão
0 Respostas aos comentários
3 Seguidores
 
Comentário mais ativo
Discussão mais ativa
2 Comentários dos autores
  Subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
Jose maria lustosa dos reis

Penso que contribuíra muito pois está região e muito carente de energia pois em plena ev olucao ainda existe muita gente sem energia no sul do Piauí sou piauiense e queria muito trabalhar na construção desse parque

DOUGLAS

De naturalidade isso ótimo, eólica, hídrica,painel solar eas subenegias utilitária aos compoe pra asse nosso país eos municípios,restrito com falta de energia para Ives disto a futuras gerações.