Maior central solar do mundo inaugurada no Egito

Central Solar Benban - Egipto

As centrais solares fotovoltaicas estão em pleno desenvolvimento a nível mundial, cada vez mais novas centrais solares entram em exploração, desta vez foi o Egito a inaugurar a maior central solar do mundo.

O Egito parece apostar em aumentar a sua capacidade de geração de energia elétrica a partir de fontes de energia renováveis.

As últimas estimativas indicam que as emissões de carbono neste país vão diminuir cerca de 2 milhões de toneladas através da central solar de Benban, parque localizado na região leste do deserto do Saara.

Benban Solar Parque – A maior central solar fotovoltaica do mundo

Com a inauguração da central solar fotovoltaica de Benban, o Egito vai conseguir reduzir as emissões de carbono em aproximadamente 2 milhões de toneladas.

Esta nova central solar encontra-se localizada na região leste do deserto do Saara, o nome escolhido para este parque solar foi Benban que representa uma cidade próxima da central solar e localizada nas proximidades do rio Nilo.

A central solar Benban iniciou parcialmente a sua operação em Dezembro de 2017 e prevê-se que com a energia produzida o Egito alcance a meta de 20% de energia limpa até 2022.

O projeto Benban Solar Parque incorpora um contrato de 25 anos com a empresa estatal do Egito – Egyptian Electricity Transmission Company (EETC), a uma taxa efetiva de 7.8 dólares por cada MWh produzido.

Este ambicioso projeto Benban Benban Solar Parque é composto por 41 parcelas que apesar de separadas são contínuas, a interligação à rede elétrica Egípcia será concretizada através de quarto subestações que por sua vez serão ligadas a uma linha de transmissão já existente de 220 KV.

Central Solar Benban - Egito
Central Solar Benban – Egito

Um dos objetivos do Benban Solar Parque será atingir entre 1.6 a 2.0 GW de energia solar até meados de 2019.

A localização da central solar de Benban não foi escolhida ao acaso, mas deve-se sim às condições climáticas muito favoráveis à produção de energia elétrica com fonte de energia solar. As temperaturas nesta zona do Egito alcançam os 50ºC que evidencia a vantagem na produção de energia solar, uma das desvantagens da localização do parque solar é o facto de ter sido necessário instalar proteções mecânicas contra as poeiras típicas do deserto.

Devido às elevadas temperaturas registadas durante o dia, foi necessário dividir os turnos de trabalho pelas horas onde são registadas temperaturas mais frias e suportáveis pelos trabalhadores.

Como está o Egito a construir a maior central Solar do mundo!

O financiamento do Benban Solar Park foi garantido por um seguro de “risco político” num valor superior a 200 milhões de dólares  através da Agência Multilateral de Garantia de Investimentos (MIGA), além disso, o International Finance Corporation e um consórcio de nove entidades bancárias internacionais vão fornecer um financiamento que ronda os 650 milhões de dólares de forma a financiar a construção de 13 centrais de energia solar fotovoltaicas.

Estas centrais solares irão unir-se a outros 19 parques solares para formar o projeto Benban Solar Park.

Os valores de financiamento do Benban Solar Park representam o maior pacote de financiamento do setor privado para uma central soar fotovoltaica ao nível do Médio Oriente e Norte de África.

Este mega projeto solar possui uma relevante importância para o setor das energias renováveis Egípcio e prevê-se que gere mais de quarto mil empregos diretos e os valores totais necessários para a construção serão na ordem dos 825 milhões de dólares.

2 Comentários em “Maior central solar do mundo inaugurada no Egito”

  1. Muito louvável a implantação deste parque. O mundo precisa de muitas ações como esta.
    Eu estou fazendo a minha parte embora muito pequena mas, contribui…
    Seja um instalador de energia solar fotovoltaica.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima