Hitachi Energy

O líder mundial de mercado e de tecnologia em redes de energia está comprometido em promover um futuro de energia sustentável para todos

O líder global em tecnologia anunciou hoje sua evolução para Hitachi Energy. Anteriormente designada por Hitachi ABB Power Grids, a empresa renovou seu Propósito de ‘promover um futuro de energia sustentável para todos’.

Falando a partir da sua sede global em Zurique, Suíça, Claudio Facchin, CEO da Hitachi Energy, comentou: “Na Hitachi Energy, defendemos a urgência da transição para energia limpa, através da inovação e colaboração.

O futuro da Hitachi Energy

Existem muitos caminhos para um futuro neutro em termos de carbono – para enfrentar este desafio global, alimentamos diversas equipas globais trazendo paixão autêntica e sentido de responsabilidade duradoura.” Acrescentou ainda: “Até 2050, a eletrificação global quase dobrará a procura1 e a eletricidade será a espinha dorsal de todo o sistema de energia.

Na Hitachi Energy somos pioneiros em muitas das tecnologias necessárias para desenvolver um futuro energético sustentável para todos – e temos o compromisso de continuar a expandir os limites da inovação.

Cumprir a promessa de um futuro neutro em carbono vai exigir paixão, confiança e inovação – e os benefícios serão enormes para as gerações atuais e futuras. Com o nosso novo nome – Hitachi Energy – estamos a alargar o nosso compromisso de criar verdadeiro impacto para os nossos clientes e parceiros, bem como para os nossos colaboradores e a sociedade.”

O sistema energético neutro em carbono estará altamente interligado e o HVDC2 (corrente contínua em alta tensão, em inglês, HVDC), uma tecnologia da qual fomos pioneiros há mais de 60 anos, é uma das principais chaves para permitir a integração de grandes volumes de energia renovável entre países, regiões e continentes.

Como líder de mercado em HVDC, a Hitachi Energy está a fornecer muitas dessas interligações, como o recentemente anunciado projeto na Arábia Saudita – interligação HVDC Egipto (5de outubro de 2021) – a primeira interligação em grande escala no Médio Oriente e Norte de África e o início da operação da North Sea Link (1 de outubro de 2021) – de 720 quilómetros, NSL é o interconector submarino mais longo do mundo, ligando a Noruega e o Reino Unido, permitindo o intercâmbio de energia renovável entre os países.

Para complementar as interligações e atender à necessidade crescente de flexibilidade do sistema de energia, a Hitachi Energy também está a apoiar os clientes com soluções de ponta, como micro-redes e armazenamento de energia. Um exemplo recente pode ser visto em Cordova, Alaska, onde a comunidade tem sido capaz de reduzir a sua dependência dos combustíveis fósseis, ao mesmo que ganha independência energética

Como parte das celebrações de ‘início da operação’ da Hitachi Energy, Claudio Facchin será hoje anfitrião de um interessante diálogo com Steven Chu, 12o Secretário de Energia dos EUA, cientista e Prêmio Nobel de Física (1997), e Lully Miura, estudioso japonês de política internacional e membro do Comitê de Estratégia de Crescimento do Gabinete do primeiro-ministro do Japão.

A sessão, intitulada ‘Tecnologias de energia e inovações que contribuem para um futuro neutro em carbono’, será transmitida no Hitachi Social Innovation Forum 2021, JAPÃO. O enfoque será em como atingir as ambiciosas metas de net-zero que muitos países se comprometeram e como a Hitachi e a Hitachi Energy estão a contribuir para estabelecer uma sociedade mais sustentável, resiliente e segura.​

Um dos tópicos relacionados é a importância da digitalização, que é fundamental para superar a complexidade e os desafios de capacidade causados pelos grandes volumes de energia renovável variável que estão a ser integrados no sistema energético mundial.

Por exemplo, ao combinar soluções e serviços digitais avançados, o Lumada Asset Performance Management proporciona uma visão da saúde e do desempenho para evitar falhas críticas dos ativos, otimizando ao mesmo tempo os custos do ciclo de vida dos ativos. Permite aos clientes aproveitar dados online e offline para conduzir abordagens mais inteligentes e baseadas no risco à gestão de ativos.

A Hitachi Energy está a promover a colaboração com clientes e parceiros para encontrar soluções globais para resolver o desafio global de um futuro inclusivo e equitativo, neutro em termos de carbono. No início deste ano, a empresa lançou o EconiQ™ – o seu portfólio ecoeficiente que proporciona um desempenho ambiental superior em comparação com as soluções convencionais.

Está comprovado que a sua oferta em alta tensão EconiQ reduz significativamente as emissões de carbono durante todo o ciclo de vida. A empresa também lançou recentemente um portfólio de produtos de transformadores para aplicações offshore flutuantes, projetados para superar o desafiante ambiente offshore e para colher e integrar eficazmente a energia eólica no sistema energético global, apoiando diretamente a transição para um futuro com energia sustentável.

A Hitachi Energy colocou a sustentabilidade no centro do seu propósito:

Promovendo um futuro de energia sustentável para todos

Estamos a fazer avançar o sistema energético mundial para sermos mais sustentáveis, flexíveis e seguros. Como líder tecnológico pioneiro, colaboramos com clientes e parceiros para permitir um futuro energético sustentável – para as gerações de hoje e para as futuras.

Através do seu plano estratégico de Sustentabilidade 2030, está a abordar a urgência da transição energética global e fixou objetivos claros: Planeta, Pessoas, Paz e Parcerias. A Hitachi Energy estabeleceu metas para se tornar neutra em termos de carbono nas suas próprias operações e espera atingir o objetivo da primeira etapa – 100% de eletricidade livre de fósseis nas suas próprias operações até 2022.

Hitachi Energy reflete a rápida evolução do panorama energético e a oportunidade de criar valor económico, ambiental e social. O nome da marca permite à empresa posicionar efetivamente as suas tecnologias e serviços pioneiros aos clientes atuais e futuros, expandindo-se para além da rede – abrindo um leque de oportunidades em áreas como a mobilidade sustentável e vida inteligente.

A empresa registou formalmente a Hitachi Energy Ltd. em 30 de junho de 2021 e, atualmente, está a realizar o processo formal para a mudança de nome a nível global, com exceção da China, onde a transição ocorrerá posteriormente.

A Hitachi Ltd. possui 80,1% de participação na joint venture que iniciou operações em 1 de julho de 2020, e a ABB Ltd. detém o restante.

Notas

Relatório da IEA sobre Net Zero até 2050 (maio de 2021) – O relatório principal afirma que o caminho para as emissões net-zero é estreito: manter-se nele exige a implantação imediata e maciça de todas as tecnologias energéticas limpas e eficientes disponíveis.

A Hitachi Energy inventou a tecnologia de corrente contínua em alta tensão (HVDC) há quase sete décadas.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui