Hidrogénio Verde

Nos últimos tempos, muitas pessoas acreditam que, uma das melhores soluções para diminuir as emissões de gases com efeito de estudo é apostarmos nos elétricos. Apesar disso, outros investigadores apontam que podemos atingir os objetivos associadas às alterações climáticas através do hidrogénio verde.

Aliás, as mais recentes previsões é de que o hidrogénio verde seja mais barato do que o gasóleo até 2023.

O hidrogénio verde é obtido a partir de energias renováveis, não é considerado muito eficiente e é um pouco dispendioso. Contudo, para muitos investigadores, este componente é o caminho que devemos seguir para diminuir as emissões de gases com efeito de estufa, especialmente resultantes dos transportes pesados.

Com o aumento da produção de hidrogénio verde, o seu valor poderá ser mais baixo do que o gasóleo até 2023 e tornar-se uma solução viável para o nosso planeta, avança a empresa Ohmium. Mas, para isso acontecer, as fábricas têm que se dedicar ao hidrogénio verde para os custos ficarem mais acessíveis.

Hidrogénio Verde será mais económico

O futuro do hidrogénio verde é muito promissor. De acordo com a Ohmium, empresa que está a construir uma estrutura na Índia apetrechada com um eletrolisador de 2 GW, acredita que daqui a um ano, o valor será aproximadamente de 2 dólares por quilo. Ora, atualmente, os valores rondam os 10 dólares.

O valor apresentado anteriormente já inclui o preço da compressão, produção e transporte (assim como, a margem de lucro para o vendedor).

Por outro lado, a Ohmium estima que, a partir de 2025, o custo do hidrogénio verde baixa para 1 dólar por quilo, uma vez que é o momento em que haverá a potencialização da expansão da sua produção e, certamente, acontecerá um ponto de viragem na História deste componente.

Para satisfazer a procura energética num breve futuro é necessário aumentar a capacidade de produção de hidrogénio verde através do aumento da capacidade elétrica e, consequentemente, apostar num forte investimento em eletrolisadores. Atualmente, este componente encontra-se praticamente no ponto de partida em relação à sua rede de distribuição e em termos de produção.

Estudo da BloombergNEF

O estudo chamado “Hydrogen Economy Outlook” concluiu que é possível abrir um caminho promissor para a diminuição de emissões a um preço razoável, com a diminuição no custo de produção de hidrogénio verde a partir da água, usando eletricidade através de painéis solares e turbinas eólicas.

Com este componente, poderemos obter as seguintes vantagens:

  • Otimizar a segurança energética;
  • Diminuir os custos de combustível por milha;
  • Obter uma maior estabilidade em relação às constantes flutuações nos valores dos combustíveis fósseis;
  • Negócio contínuo

Com o início da pandemia de Covid-19, nós observámos os preços dos combustíveis fósseis a baixar drasticamente.

Mas, com a regresso das frotas (após o confinamento), o valor aumento drasticamente, uma vez que a procura de combustível também cresceu exponencialmente. Desta forma, o hidrogénio verde poderá ser uma das “armas secretas” para o meio ambiente!

Vídeo – O que é o Hidrogénio Verde?

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui