aquecimento-painel-solar-termico

Investir num sistema painel solar térmico continua a ser uma boa opção. Os painéis solares convertem a energia solar em energia útil, neste caso energia calorífica, enquanto os painéis fotovoltaicos convertem a energia solar em eletricidade.

Saiba como escolher o melhor painel solar térmico.

Tipo de sistemas solares térmicos

Existem dois tipos de sistemas solares térmicos:

  • Painéis solares (que se dividem em termossifão e circulação forçada)
  • Tubulares (também designados por “heat pipe”)

O painel solar é basicamente uma caixa isolada com tubagem no seu interior (por onde circula o fluido de aquecimento), coberta por um vidro liso ou placa de poli carbeto. Estes são aplicáveis no telhado da casa (como telha, ou então por cima da telha com um sistema de apoio).

O heat pipe é um tubo de vácuo, pode ser de vidro ou material em poli carbeto, com diâmetro de 65mm a 100mm (sendo que os mais largos são mais eficientes). E por dentro existe um tubo com o fluido de aquecimento para aquecer a água. Este sistema apenas pode ser montado no telhado, sendo mais frágil que o painel solar.

Qual o melhor sistema solar térmico?

Os fabricantes de cada um dos tipos de sistemas têm as suas razões, e cada um apresentará os pontos a favor, pegando em testes para provar que o seu sistema é mais eficaz que o outro.

Ainda assim, posso dizer que os heat pipes são mais caros que os painéis solares, e se bem direcionados no telhado terão uma elevada eficiência quando comparado com o painel solar térmico. No entanto há quem defenda que a sua manutenção é mais complicada e duram menos que o painel solar térmico.

Relativamente ao painel solar térmico, este terá a sua eficiência dependente da direção do mesmo no telhado (máximo de eficiência quando virados totalmente a sul), são mais baratos que os heat pipe.

Irá depender um pouco do seu gosto. Pois ambos são eficientes tendo em conta a direção dos mesmos.

Como Funciona Painel Solar Térmico

A luz passa através do vidro e é refletida, mudado de comprimento de onda, ficando assim “presa” produzindo calor. O calor é depois capturado por um fluido, geralmente uma mistura de água com glicol (em 50/50), que circula até um acumulador de água.

O líquido circula então pela serpentina do depósito, aquecendo a água dentro dele até haver sol. De inverno a eficiência é mais reduzida, enquanto de verão o aquecimento é bem mais rápido. Se bem que o painel solar não precisa de um dia solarengo, basta haver luz para produzir calor, mas para isso o painel tem que estar bem direcionado para sul.

Além do depósito e dos painéis, o sistema solar térmico é ainda composto por válvulas, bomba de circulação e um sistema de controlo que deteta quando é necessário fazer circular o líquido quente para aquecer a água.

Existem acumuladores de água de várias capacidades, desde 150L a 400L, consoante as necessidades. Por norma um depósito de 150L de água quente dá para uma ou duas pessoas, enquanto um depósito de 300L já dará para três ou quatro pessoas.

Instalação do depósito de água

O depósito de água pode ser instalado acima do painel solar (termossifão) ou dentro de casa numa divisão (circulação forçada).

Um sistema de termossifão é relativamente mais barato quando comparado com um de circulação forçada. No entanto a instalação pode ser mais complicada, pois além dos painéis a levar para o telhado, há ainda que contar com um depósito que por norma é bastante pesado, devido ao isolamento que possui (de modo a evitar uma grande diminuição da temperatura da água).

O sistema de circulação forçada acaba então por ser um pouco mais dispendioso, mas tem a vantagem de o depósito ficar dentro de casa e assim protegido do clima extremo, o que evita uma grande diminuição da temperatura da água. É ainda necessário um sistema de tubagem desde o depósito aos painéis solares (por norma em cobre).

A manutenção dos sistemas solares térmicos são importantes, saiba quais as principais tarefas de manutenção e reparação de painéis solares térmicos.

Sistema de apoio ao depósito de água

O painel solar não irá captar a energia solar todos os dias, isso seria o ideal. Mas tal não sendo possível, devido ao céu nublado, chuva, convém equacionar um sistema de apoio.

Por norma o depósito traz uma resistência elétrica que é ativada quando necessário.

Agora, se optar por outro modo de apoio, como uma salamandra/recuperador/caldeira a água, há que ter em conta que o sistema a usar terá de ser um depósito com serpentina dupla e idealmente com circulação forçada. Pois com este modo de apoio para aquecimento de água, não faz sentido enviar o circuito de aquecimento para o telhado, é preferível vir do painel para o depósito e do apoio para o depósito.

Pode ter na mesma os dois sistemas de apoio. Pois não esquecer que de verão, se precisar de aquece água, não vai ligar a salamandra/recuperador/caldeira a água para aquecer a água, é preferível a resistência elétrica.

Para informações mais pormenorizadas recomendamos a consulta do manual e guia técnico de projecto e instalação da energia solar térmica.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO...