Central solar fotovoltaica pode ser instalada no espaço pela China

Central Solar Espacial

Foram revelados os detalhes de um projeto inovador por parte da China para criar uma estação de energia solar no ESPAÇO! O objetivo é que depois essa estação envie a energia produzida para o planeta via micro-ondas!

O projeto está a ser desenvolvido pela Universidade de Chongqing. Para já tudo não passa de desenhos em papel, que depois querem vir a estudar com um modelo à escala para avaliar a viabilidade teórica e prática da ideia.

Ora, o local de testes, onde será instalado o modelo, contará com mais de 13 hectares e demonstrará as tecnologias de transmissão espacial para estudar o efeito das micro-ondas transmitidas para a Terra sobre os organismos vivos.

O investimento inicial é superior a 15 milhões de dólares, tendo como empresa gestora a Xie Gengxin.

Construção do modelo central solar espacial

A construção do modelo base para testes irá durar entre 1 a 2 anos. Quando começar a funcionar, serão construídos globos equipados com painéis solares e estes serão utilizados para testar e analisar as tecnologias de transmissão por micro-ondas.

A Xie tem planeado lançar entre 4 a 6 globos atados desde o modelo base de testes e liga-los entre si para configurar uma rede a uma altitude de cerca de 1000 metros! Altura em que eles irão recolher a luz solar e converter a energia solar em micro-ondas e depois transmitir para a Terra.

As estações recetoras no solo irão converter essas micro-ondas em eletricidade e depois procederão à distribuição na rede.

Se os testes forem bem-sucedidos, então serão lançados novos globos atados para a estratosfera e aí realizar testes mais aproximados das condições espaciais.

Tecnologia por micro-ondas

A tecnologia atual, por micro-ondas, permite que estas sejam transmitidas com sucesso até uma distância de 100 metros. Daí que este seja um enorme desafio que pode vir a mudar a indústria das energias renováveis.

O responsável pelo modelo espera que os engenheiros consigam resolver duas grandes dificuldades técnicas:

  • A transmissão direta e com precisão das micro-ondas de alta capacidade
  • A construção de uma grande central elétrica espacial. Pois o tamanho e peso de tal estação ainda não foi determinado, pois este projeto está numa fase muito inicial

Prevê-se que venham a ser necessários vários lançamentos para colocar no espaço os componentes necessários à construção da estação solar.

Projeto de estação solar espacial é antigo

Esta não é a primeira vez que tal projeto é proposto.

A primeira vez que se falou em colocar uma estação solar espacial, foi em 1968 por Peter Glaser. Glaser era um engenheiro e investigador aeroespacial. Na altura o conceito era ter uma fábrica de produção de energia na órbita da Terra que pudesse fornecer energia às nações que estavam na corrida do espaço, como os EUA e o Japão.

Mas nunca passou de um intuito, pois havia pouco desenvolvimento na tecnologia, além de obstáculos financeiros.

Para quando a instalação da estação solar espacial?

Pois, a verdade é que estes projetos são sempre a longo prazo, a instalação da central solar espacial nunca irá ocorrer antes de 2040!

A Xie acredita que se tudo correr bem, a primeira central de energia solar espacial poderá estar na órbita da Terra a cerca de 36000km, e entrará em funcionamento lá por volta de 2040. Isto se tudo correr bem!

Pang Zgihao, antigo investigador da Academia de Tecnologia Espacial da China disse que as estações de energia solar espaciais são soluções atrativas para combater a contaminação e escassez de energia.

Pois estas podem recolher a luz solar durante todo o dia sem ser afetada por fatores atmosféricos e climatéricos. Mais a energia gerada desta maneira estará livre de contaminações e será ilimitada.

Além de que pode ainda ser usada para alimentar qualquer nave espacial que se encontre dentro do seu alcance de transmissão das micro-ondas.

2 Comentários em “Central solar fotovoltaica pode ser instalada no espaço pela China”

  1. Marco Antonio Assfalk de Oliveira

    Creio que serão ainda quatro desafios no total, sendo a compensação dos efeitos da transmissão via microondas sobre a atmosfera e os seres vivos o terceiro e a viabilidade econômica o quarto.

  2. O silício e um dos minerais mais abundante na terra , a utilização em energia Solar fotovoltaica,e a opção mais inteligente.por não poluir o meio ambiente como é o caso das hidroelétricas que mexe e prejudica com a fauna , a Flora ,e a Biodversidade em geral .com a energia Solar podemos preservar mais nosso Planeta e preservar o futuro.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima