Células Solares - Painel Fotovoltaico

Parece estar dado um grande passo para ultrapassar uma das grandes desvantagens dos painéis solares fotovoltaicos. Ou seja, estes apenas podem gerar energia a partir da luz solar, e tal só ocorre durante o dia, e convém ser um dia de céu limpo. Se durante o dia o céu estiver nublado ou chuvoso, o painel fotovoltaico deixa de gerar energia.

Agora, investigadores da Universidade de Soochow, China, desenvolveram um painel solar com células capazes de gerar energia a partir das gotas da chuva! Temos aqui a solução para o mau tempo, bem como para um novo desenvolvimento desta tecnologia?

Segundo os investigadores, os painéis são compostos por duas camadas de polímero transparente no todo de uma célula solar fotovoltaica. Assim, a fricção que as gotas da chuva fazem ao deslizar pela superfície do painel ajuda a criar uma carga de eletricidade estática.

Segundo Baoquan Sun, Professor da Universidade de Soochow ao Guardian (jornal inglês), grante “O nosso painel pode gerar sempre eletricidade com quaisquer condições climatéricas durante o dia. Mais até mesmo durante a noite pode gerar eletricidade se chover”.

Gerar eletricidade a partir da chuva é uma tecnologia pioneira?

Parece que não. Esta não é a primeira vez que se fala deste tipo de tecnologia para gerar eletricidade. Já anteriormente outros investigadores criaram dispositivos solares que geram eletricidade a partir das gotas da chuva, os nanogeradores termoelétricos.

Mas o projeto que a Universidade de Soochom está a desenvolver é mais simples e eficaz, com apenas uma camada de polímero a funcionar como um elétrodo tanto para a célula sólar como para o nanogerador termoelétrico.

Boaquan Sun garante “Devido ao nosso design único, é um painel leve. No futuro esperamos integrar esta tecnologia tanto em equipamentos móveis como flexíveis, como roupas eletrónicas. Mas primeiro temos que tirar o máximo proveito da eficiência de gerar eletricidade e só depois colocar em prática”, dando a entender que têm outros planos no horizonte, como roupas capazes de gerar energia, ou mesmo aplicar nos guarda-chuvas.

Célula Solar Fotovoltaica
Célula Solar Fotovoltaica

Para quando esta tecnologia?

O passo está dado! Dentro em breve teremos um painel solar híbrido, capaz de gerar eletricidade tanto a partir do sol como da chuva!

O Professor Sun assume um compromisso de lançar um protótipo operacional dentro de 3 a 5 anos. Deixando também no ar o facto de poder vir a incorporar um terceiro elemento, o vento. Sendo que vários cientistas e investigadores concordam com a inclusão do vento.

Pois como afirma Keith Barnham, Professor no Imperial College London “A força do vento é a forma mais eficaz e melhor complemento para um painel fotovoltaico, pois mesmo durante a chuva há vento”.

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

  Subscrever  
Notificação de