Rebranding chancela nome pelo qual empresa é conhecida no mercado e consolida movimento estratégico orientado pelos pilares Gente, Inovação, Clientes e Sustentabilidade
A Belgo Bekaert Arames, líder brasileira na transformação de arames de aço, está de cara e nome novos.
A empresa apresenta sua nova marca – Belgo Arames -, criada para refletir sua evolução estratégica no Brasil e para chancelar a maneira pela qual é nomeada e conhecida no mercado.
E não foi apenas o nome que ficou mais fácil de ser pronunciado. O primeiro rebranding em 47 anos da Belgo parte de um conceito simples, com movimentos flexíveis para ressaltar a maleabilidade do arame de aço e com cores que remetem à sua história: a empresa foi fundada em 1975 por meio de uma parceria estratégica entre a ArcelorMittal (à época Belgo-Mineira) e a Bekaert, representadas pelo laranja, vermelho e azul, respectivamente.
A nova marca também celebra o resultado de um processo de transformação cultural e digital que a empresa investe desde 2019.
“Essa mudança coroa um movimento de muito amadurecimento, iniciado ao definirmos o nosso propósito, que é criar uma vida melhor para todos. É comum ver empresas que mudam a marca e depois se preocupam com o restante, mas aqui fizemos o inverso, tratamos primeiro nossas questões internas, nos reinventamos – de uma indústria tradicional para uma totalmente inovadora – para agora estampar essa nova imagem, com identidade e personalidade bem definidas”, conta Ricardo Garcia, CEO da Belgo Arames.
Uma das importantes conquistas desse amadurecimento foi a criação da Gerência de Diversidade, Inclusão e Responsabilidade Social, composta pelos grupos de afinidade Equidade de Gênero, Pessoas com Deficiência, Migrantes em Vulnerabilidade, Equidade Racial, LGBTI+ e Gerações.
Outra evolução foi a criação da Diretoria de Inovação e Digital, composta pelas áreas de Digital, Inovação, Propriedade Intelectual, Fronteira Tecnológica, Corporate Venture Building, Corporate Venture Capital, e-commerce, Analytics e Inteligência Artificial.
No segmento de Energia, a Belgo também busca constante inovação e atenta às necessidades do setor, lançou recentemente a cordoalha Ultra High Strength (UHS), com a maior carga de ruptura das Américas – 137,5 toneladas – 20% mais que o padrão atual do mercado.
A tecnologia permite a sustentação de torres de transmissão mais altas e a consequente diminuição de até 15% da construção de estruturas na natureza, o que contribui para projetos que buscam a sustentabilidade do custo das linhas de transmissão e a preservação da vegetação nativa, minimizando assim o impacto ambiental.
O UHS, um produto que atende às normas ASTM A475 e NBR 16730, é resultado do refinamento do processo de produção do cabo EHS, trefilado com um arame especial, de cordoalha zincada de 19 e 37 fios.
Além de produtos para linhas de transmissão, a empresa possui diversas soluções em arames e cordoalhas para cabos para-raio e aéreos, estais e tirantes, alma de cabo de alumínio (ACSR) e eletrificação rural.
Segundo o Diretor de Marketing e Produtos Comerciais da Belgo, Roberto Milhomem, essa primeira fase de rebranding recebeu o investimento de cerca de 1 milhão de dólares.
“Teremos uma comunicação pessoal muito intensa para fazermos essa virada o mais rápido possível, envolvendo todos os nossos públicos. A partir das próximas semanas nossos produtos já chegam ao mercado com nova embalagem, mais limpa, moderna e atraente, reforçando nosso novo momento e também valorizando o ponto de venda de nossos clientes”, afirma.
“Liderar o primeiro rebranding dessa marca tão forte e consolidada no mercado é um desafio interessante, que vai desde a percepção do mercado até o completo alinhamento com os pilares estratégicos, conduzido por nossa equipe interna. O slogan que lançamos para esse novo momento também reflete bem o que desejamos para as próximas décadas da companhia: uma Belgo moderna como nunca e forte como sempre”, conclui Milhomem.