Taxa sobre energia solar fotovoltaica

No Brasil, a Agência Nacional de Energia Elética pretende criar taxa sobre a energia solar produzida em residências.

A Agência Nacional de Energia Elética, (Aneel) pretende taxar o valor da energia solar que o consumidor cria nas suas habitações através de painéis solares.

A medida não agrada o setor de energia solar que estima que a taxa faça dispara os preços em 68% a parte que é enviada à distribuidora, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

Taxar a energia produzida por painéis solares fotovoltaicos

Neste momento o consumidor habitacional tem quase na totalidade 100% da energia que envia de volta à rede como crédito para a sua conta de luz.

De acordo com Rodrigo Sauaia, o presidente da Absolar, esta alteração, se for confirmada, será um enorme desincentivo à instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica.

A implementação desta medida terá um período de transição, até 2030, para quem fizer as instalações dos painéis solares antes da mudança na regra, a medida é muito má para quem investiu nas instalações na expectativa de ter vantagens tendo em conta prazo maior.

“Do ponto de vista de segurança jurídica e regulatória, é uma mudança péssima”, afirma o presidente da Absolar.

Marcio Takata afirma que a medida precisa de ser reavaliada

O prazo para consulta pública é de 45 dias e a Absolar pedirá a sua ampliação para que o assunto seja melhor avaliado com a sociedade.

O objetivo da medida da Aneel é compensar os investimentos criados em infraestrutura pela empresa distribuidora de energia.

Para Marcio Takata, o diretor da consultoria e empresa de pesquisa Greener, a medida precisa de ser melhor discutida antes de ser lançada e não pode ser uma desvantagem a energia solar que é gerada nas habitações, não só pelo lado económico, mas antes de tudo por ser uma fonte limpa.

“O grande ponto de preocupação é que a redução no valor do crédito foi grande, num cenário de curto prazo. Traz uma mudança e um impacto muito grande para atratividade das instalações e dos projetos”, afirmou.

Qual a sua opinião sobre a taxa na energia solar?

RECOMENDAMOS TAMBÉM...

CONCORDA OU DISCORDA? ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

101 COMENTÁRIOS

  1. Eu que estou como projeto em mãos para instalar agora em Dezembro/2019, já penso em desistir , porque nem tão cedo vou compensar o meu investimento. Neste caso, é melhor o sistema com bateria, mesmo tendo que trocar essas baterias de tempos em tempos.

  2. Infelizmente no Brasil tem a lei da malandragem isso no meu ponto de vista se chama roubo e a mesma coisa de você ter um carro elétrico e o posto de gasolina querer te cobrar por que vc não usa mais a gasolina onde vamos parar com esses vagabundos malandros

  3. Isso é um absurdo. Termos que pagar pela própria produção. Já chega o que as concessionárias exploram dos brasileiros com anuência do Governo.

  4. Simplesmente absurdo!
    O governo deveria reduzir os impostos sobre os equipamentos e incentivar as pessoas a terem mais e mais desses equipamentos! Criando uma economia nas residências e fazendo com que haja mais energia para a indústria! Mas infelizmente no “braziu” tudo funciona ao contrário!

  5. Os governos querem dinheiro. A resposta a esta taxação da energia solar gerada vai ser as pessoas fisicas não investirem nisso. Contudo, a intenção não seria pessoas jurídicas investirem com subsídios nosso (público, governo)? Lucro para eles. Estratégia do sistema que gera nossa desigualde. Poucos com muito e a massa, bem, amassando barro.

  6. Isso é Brasil, pais onde taxam tudo querem sugar de todos os lados do trabalhador, vergonha essa taxação.

  7. No Brasil tudo querem cobrar imposto ,se eu procuro produzir para baratear o meu custo de vida acho muito errado cobrar pois não estou vendendo pra sobreviver em cima dos outros, eles sim.

    • Não é tão limpa assim. Pense na produção dos painéis fotovoltaicos, nos insumos envolvidos, nos materiais, poluição gerada pelo lixo fotovoltaico de descarte da indústria e destes painéis obsoletos…

  8. Eu entendo que deve agradar a alguém essa taxa e tbm quem não dá nenhuma ajuda não devia opinar ou atrapalhar no caso a ANEEL, só mesmo nesse Brasil de previlegio de uns poucos isso acontece né !

  9. Essa cobrança de taxa é VERGONHOSA. É lobby das concessionárias que estão deixando de ganhar muito dinheiro vendendo energia caríssima para os consumidores.

  10. É um absurdo cobrar por um produto que você não forneceu.
    Em momentos e que temos apagões a geração de energia solar vem para equilibrar a falta da mesma.
    Só mesmo no Brasil pra cobra mais impostos.

  11. Creio que essa pressão criada pelas concessionárias de energia levará o consumidor final, que já migrou para o sistema fotovoltaico de geração de energia, a procurar por acumuladores de energia (baterias) por 2 motivos:

    1 – Má qualidade da energia fornecida com constantes interrupções em seu fornecimento, e
    2 – Livrar-se de vez das oscilações político-econômicas, que comumente cedem às pressões de fortes lobbies, como o caso do setor energético, tornando-se independente, pelo menos nesse quesito.

    As baterias ainda são demasiadamente onerosas para o consumidor comum. Entretanto, se levarmos em consideração a curva de declínio dos preços desses equipamentos no último período de 6 anos, concluímos que há uma crescente demanda nesse sentido.

    O “alívio” que essas instalações trazem ao sistema atualmente instalado também deveria ser contabilizado como ponto positivo, pois injetam energia limpa, sobretudo se estiverem próximas às pontas de rede, beneficiando unidades consumidoras vizinhas.

    Portanto, essa pressão pode ser um tiro no pé dessas grandes concessionárias. A se pensar…

  12. Sou contra totalmente a qualquer mudança na atual regulamentação da ANEL, não ha que se taxar mais. Quando instalamos uma usina fotovoltaica, quer seja residencial ou comercial, a taxa minima de energia é cobrada, esse valor já cobre os custos que a concessionaria tem quando o consumidor injeta na sua rede sua geração de energia solar, além do mais se essa nova regra entrar em vigor os interessados em colocar energia solar serão raros e estarão investindo para trabalhar e aumentar o lucro da concessionaria. Nosso pais vai ficar no atraso e andando para trás, as empresas fotovoltaicas praticamente deixaram de existir, com isso milhares de trabalhadores perderam seus empregos. Um prejuízo sócio-econômico muito grande.
    Espero que o presidente e sua equipe econômica, que sempre defenderam, tomem alguma atitude quando a esse devaneio da ANEL.

  13. Já estava no hora da sociedade se dar conta que a energia solar é limpa e da mais economia na energia, e pelo que me parece a governo quer ganhar em cima dessa energia que não da lucros para o governo mas sim, para o povo que tenta melhor a sua qualidade. Esse é meu pensar.

  14. Acho TD isso uma grande canalhice com a população brasileira.
    Por conta de perdas em arrecadação das grandes concessionária em suas concessões..mais uma vez o povo irá pagar o pato???
    Além dessa taxa vir na contra mão, já q nossos reservatórios de água não estão em capacidade satisfatória….a luta hj eh por fontes limpas e renováveis de energia….e as grandes empresas soh conseguem enchergar oq irão perdem.
    Isso chega a ser desumano!!!

  15. Bom dia!
    Acho um absurdo a atitude da ANEEL, cuja função acima de tudo é defender os interesses do País e consequentemente o do seu povo, está na realidade a serviço dos interesses dos donos de concessionárias. Mesmo produzindo energia, temos que pagar o consumo mínimo, que varia dependendo das características do fornecimento. Na minha opinião este valor já é o suficiente para pagar os custos das concessionárias. Mas o problema é que o lucro está diminuindo e o pequeno (O pobre) que somos nós, a grande maioria da nossa população, está começando a enxergar uma luz no final do túnel, não pode caminhar com suas próprias pernas, isto incomoda as grandes incorporações. Só que agora não serão apenas os pequenos que serão prejudicados, há muitas empresas que investiram e algumas que estão começando a investir no seguimento, que gerarão empregos e divisas para o País.
    Devemos nos manifestar contra esta interferência negativa da ANEEL.
    E o que é pior defendendo interesses de concessionárias, que usam a desculpa que os mais pobres estão financiando a energia solar.
    O mais interessante é que vejo constantemente empresas que atuam em nosso País no setor de energia elétrica, em seu país de origem incentivando o uso da energia solar e fazendo investimentos maciços no setor. Já aqui, fazem uma fumaça para dizerem que não fizeram nada.
    Precisamos reagir!!!!!

  16. Eu acho que com essa medida o Brasil está mais uma vez dando um passo para tras, sendo que nos outros países à incentivo para instalação de painéis solares,sem cobrança de impostos, tanto quando vc adquiri, e depois

  17. O sol tem prazo na existência !!! Estamos tirando o melhor que ele pode fazer e ajudando mundo ok ! Não taxem a energia limpa sustentável

  18. Ele estão doidos não podem taxar o sol tá errado o governo não sabe cuidar nem das suas contas nem ANEEL então querem prejudicar quem quer ajudar o mundo e o bolso falta de vergonha na cara

  19. Absurdo isso. Vergonhoso uma agência taxar um tipo de energia que todo o custo é do consumidor. Hj vc pede a instalação de energia, e vc paga apenas pelo medidor e consumo, mas todo o gasto sobre distribuição e manutenção em parte é de competência da concessionária de energia. Diferentemente da energia solar que todo o custo de instalação e manutenção é do consumidor. Mais um retrocesso desse país. Cadê o incentivo às formas de energia sustentável e não poluente.

  20. Um absurdo, pura dacanagem com os eleitores que acreditaram em redução de taxas e impostos. Já as desculpas são sempre as mesmas. Lixos.

  21. Não sou a favor isto é absurdo, tem que ter insentivo para ter mais painéis para ajudar gerar energia limpa e não cobrar a bandeira vermelha das termoelétrica que são muito poluente, está taxa é uma vergonha.

  22. Desde incentivar a termos uma energia limpa sem custos para a geradora. Estão sim desvalorizando o povo brasileiro.. tão brincando com a gente..
    Socorro Sr.Presidente….faça algo de bom pelo teu povo..ajuda o teu país a ter um futuro melhor..

  23. Ridículo!!!, Nunca esse Brasil vai pra frente, se a cada tecnologia sustentável tiver um imposto, um taxa.
    ANEEL tinha que incentivar esse tipo de tecnologia, mas oque vemos é o de sempre, exploração da sociedade.

  24. Bom dia..a fornecedora RGE no Rio Grande Do Sul já vem nos prejudicando desde que assumiu..antes a AESUL descontava no mesmo mês a geração injetada..se pagava somente o exesso..agora com essa ..tô pagando taxa ate no que tá sendo injetada se volta..tá difícil assim.Desde o governo incentivar a termos uma energia limpa estão querendo é ferra de novo com o povo..quando isso vai acaba,…

  25. É uma coisa ótima! Taxar a energia solar está de acordo com nível de governo preocupados com meio ambiente. Uns abutres se apossaram do governo federal e estão fazendo nada de mais. Quem os colocou lá é que devem embalar, dar colinho. Uma dica, faz sinal de arminha que a dor passa!

  26. E claro que não concordo, pois o governo está aí para dar ao povo e não para virar empresa de cobrança, pq já pagamos os impostos quando adquirimos o sistema solar, que já não e barato e o valor de um carro popular zero , em alguns casos e valor de mansao , imagine o imposto sobre isto, aí vc compra , se mata para pagar , e agora do nada , vem com está conversa estapafúrdia de taxar , se vc está fazendo investimento, justamente para sair do auto preço da luz no Brasil , da luz não , dos impostos cobrados. Eu comprei o sistema faz poucos dias , ainda não instalaram , mas já botei a venda, não vou ficar sustentando um bando de ladrões, que só querem usurpar o país

  27. Acho isso um absurdo, a energia solar é gratuita, não pode ser taxada, o investimento é do proprietário residencial, rural, comercial; a ANEEL está a serviço dos produtores e distribuidores de energia e não foi para isso que ela foi criada e sim para defender os consumidores contra os abusos desse setor

  28. A energia que vamos gerar e pra engordar mais o bolso do governo, porque só a taxa que ele vai cobrar vai ficar quase o valor da conta que agente já pagava.
    Fizemos Envestimento em vão.
    Governo corvade, se assinar essa lei. Desisto de dar meu voto pra qualquer político que só pensam neles.

  29. Eu sou contra qualquer aumento de conta,seja de água ,luz, porque eu trabalho duro,e ganho pouco,sou contra privatização,temos que adiministrar nossas empresas e não entregar aos extrangeiros, para roubar já basta os ladrões daqui,agora esses governos entregam nossas riquezas aos banqueiros e acionistas internacionais,e o povo ganhando cada vez menos !!!!!

  30. Fica aí fazendo propaganda para ecomizar energia. Fica criando bandeiras para cobrar mais. Mais quando o consumidor vai gerar energia, aí ficam criando taxas para desestimular a geração de energia. Então não precisa ecomizar nada. E governo se dane em dar conta de gerar energia para todos.

  31. Descordo plenamente, primeiro por ser uma fonte de energia natural, segundo porque em tudo acha-se um jeito de levar o brasileiro.

  32. De onde partiu essa ideia? As informações vao chegando e logo vao colocar uma carga politica nela. Ate onde eu sei partiu dos governadores do Nordeste querendo faturar em cima da luz do sol.

  33. Por esta e outras razoes que se fazem tantas ligaçoes clandestinas roubam do plvo ai vem lei da compensaçao chamados gatos.uma vergonha,isto e roubo.investimentos contribuimos pra economia pra despoluiçao agora querem nos punir

  34. Não é para a a energia solar é taxa para o uso a infraestrutura da concessionária… Vc gera e ” deposita” essa energia na rede para depois utilizar, isso em todo lugar do planeta tem um valor a ser pago para manutenção dessa infraestrutura, não pode ficar na conta de quem não usa sistema solar

  35. O povo nunca deve aceitar taxação sobre energia solar. É um absurdo que só acontece no brasil. As empresas e pessoas físicas estão buscando a energia solar por conta dos preços abusivos das distribuidoras(se fosse mais barato ninguém reclamaria). Pior que falar de incêndio na amazônia e tacar fogo nessa alternativa que é a energia solar. Enquanto o mundo incentiva a geração de energia limpa e sustentável o Brasil vai na contramão pra privilegiar o ganho excessivo de poucos causando prejuízo a toda uma população que busca alternativa por não aguentar mais pagar energia elétrica cara.

  36. Não concordo com a cobrança de taxa, muito pelo contrário, deveria ter subsídio pois as instalações de estações de fotovoltaicas por particulares evitam que haja necessidade de mais hidrelétricas.

  37. Gente é absurdo taxar energia solar, tão de brincadeira,por isso o país não cresce,pois gostam de levar vantagem em tudo.

  38. Esses desgraçados só não taxam o ar porque teríamos uma revolução, e tudo para algum político roubar ou algum empresário se beneficiar e depois “contribuir” com alguma campanha! Terra de ladrões e vagabundos!

  39. Jamais concordaria com uma medida sem cabimento como essa, própria de um país de povo sem visão e administradores cegos e mal intencionados. Taxar um investimento que pode salvar o país de um colapso e investimento este feito pelo próprio consumidor. Faltava só essa.

  40. Discordo Totalmente a anel esta querendo roubar de quem tem energia solar isto é uma pouca vergonha quero ver se alguém não vão dar um basta nisso porque ela vai ter que enfrentar vários processos.

  41. Eles vivem dizendo que o Brasil está em crise energética e usam esse argumento para aumentar o preço da eletricidade. Mas aí a pessoa passar a usar energia solar e ao invés de agradecerem por essa forma de economizar energia, eles acham ruim e querem taxar. A conclusão óbvia: eles usam uma crise inventada para poder aumentar o preço do produto o quanto quiserem para engordar seus bolsos.

  42. Não concordo pois já é longo o prazo para tirar o investimento vai ficar mais longo, agora o excedente vai ser pago a residência já que está pagando a rede em contra partida o crédito de energia injetado na rede tem que ser convertido em dinheiro para o CPF produto.

  43. Discordo, enquanto outros países incentivam e até instalam na casa das pessoas, aqui querem acabar com energia solar.
    Outra coisa, a água está cada dia mais escassa, como vão gerar energia sem água?

  44. ANEEL é um lixo máquina de roubar o povo não está preocupada com o consumidor e sim nos lucros.vamos fazer valer a lei direito do livre comércio eles que se atualizem bem vindo vão futuro cambada de safados

  45. Discordo plenamente, isso será um retrocesso, todos devemos ir as ruas e falar a verdade referente a isso, explicar para a população a verdadeira razão para uma postura esdrúxula como essa, vivemos em um país que a população não tem direitos e só deveres beneficiando poucos.

  46. isso de taxar a luz solar é uma falta de vergonha na cara desses políticos corruptos, onde já se viu cobrar a luz do sol vao tomar brilho nessas caras de vcs seus corruptos.

  47. Esta “tentativa” de taxar algo que para implementar já custa muito caro… é um tiro no pé ou algo para desestimular o setor. Só pode ser isso! Mais uma vez, o atraso medindo forças com o progresso e desenvolvimento da sociedade. Energia limpa e sem roubos…quer…dizer…ha, ham…”taxas”… para desenvolvimento sustentável e equilibrado do país e com economia já!

  48. Mais uma maneira de roubar o povo brasileiro. Porque ao invés disso eles não cobram menos impostos e taxas? Porque não diminuem o valor da conta? Bando de desgraçados.

  49. Discordo! Acho um absurdo. Quem está ganhando com isto? Com certeza as grandes distribuidoras e o governo. Não seria o caso de compensar quem produz com isenção das bandeiras?

  50. Nos ja pagamos uma taxa minima para manutensao do sistema.querem cobrar mais pra nao perder receita sou contra mais taxas

  51. acho isso uma vergonha porque nosso país tem tudo para crescer em energia limpa e renovável e o governo tenta barrar tudo aquilo que vem beneficiar a sociedade…
    Tô de acordo com essa taxa mais que seja de 5% Oq eu acho justo pela manutenção da rede.

  52. Isso é simplesmente um absurdo. O governo tem que incentivar por ser uma energia limpa. agora querem cobrar até a energia do Sol? Me poupe. Banďo de sangue suga. Ridículo!!!!!

  53. Esse cara e ridículo, taxar energia limpa agora em vez de caminhar para frente vamos regredir não e justo espero que o presidente da república, repudiei isso e criar mais iniciativa para energia limpa

  54. Isso é um absurdo!!! Mas já era de se esperar, o governo não vai deixar passar em branco… Temos nós brasileiros que impedir essa taxação!!!!

  55. Ja não é grande vantagem a instalação dos paineis comparando a aliquota ICMS entrada x saida e taxação sobre paineis e etc…
    Se este imposto for colocado em pratica vai quebrar muitos comercios.

  56. Descordo completamente, afinal o consumidor faz um investimento alto com a finalidade de melhorar o conforto familiar e ter uma qualidade de vida melhor ai vem um órgão regulamentador que se ac:a no direito de taxar algo que eles não tiveram custo algum. Acho uma imoralidade essa ideia de rachar a energia solar.

  57. Isso é um absurdo, um roubo contra o cidadão, taxa energia solar, hora o cidadão tem um gasto enorme com a intenção de vê os custos de energia reduzida e vem uns gravatinhas ladrões , ladrões sim não vejo outra classificação para isso , tomem vergonha, as empresas é que precisam se adaptarem , chega de tantos impostos e taxas , o sol é para todos e nada cobra a ninguém, daqui a pouco vai querer cobrar pelo ar que respiramos.

  58. Mais um ponto negativo no governo de Bolsonaro. Isso é um absurdo governo maldito, mercenários bando de cães gulosos!

  59. Uma grande vergonha cobrarem uma riqueza que chega de graça pela natureza, sendo que irão também se beneficiar com excesso de graça onde devolverão com taxas impostos que a população não vê sua aplicação, falta de carácter humano.

  60. Se a energia elétrica fosse toda pública poderia se socializar o uso pois a direção seria servir o povo, como a distribuição nas casas e a expectativa de privatização da Eletrobras, essas empresas deverão dar lucro para os donos.
    Portanto, vamos pagar mais mesmo a menos que estatizem novamente.
    Já pensou o quanto de dinheiro sobraria para investimento e consumo se ninguém pagar conta de energia?
    Quanto desenvolvieríamos a indústria e o comércio com energia de graça com todos gerando?
    Aumentaria a nossa competividade até nas exportações.

  61. Discordo da cobrança da taxa, coloquei energia solar, fiz um projeto e um investimento para pagar em vários anos o investimento que não é pouco, agora como sempre os caras tão de brincadeira com nós, não estão olhando que estava gerando emprego. Eu recebo relatório no celular de tantas árvores plantadas, rodados kilometros de automóvel, kilos de poluição que as fabricas produzem. Opa quando é uma coisa boa tem que atrapalhar com impostos.

  62. Uma vergonha,,vai taxar o sol.mas tá certo sobrevivemos nesse país somente para pagar impostos para nossos funcionários “políticos “….mas mesmo com este roubo vou instalar na minha casa… E logo passarei pro on-grid….

  63. Minha opinião?
    Como pretendo instalar painéis e seus acessórios para gerar minha própria energia, já estou repensando a iniciativa, caso vingue essa “taxa”, que nada tem de taxa (tributo), se afigurando, pelo que li, mais uma boa ajuda financeira (lucro) para as as tradicionais conservadoras concessionárias de energia do país, que nada mais terão de gastar com infraestrutura para receber, de graça, a energia produzida pelos outros (produtores independentes).
    Rezo para o Ministério Público Federal investigar o que está por trás dos panos sombrios desse cenário.

  64. Um absurdo.
    O investimento é alto para não se ter retorno no período de vida útil … Além disso, depois de tanta discussão sobre energias renováveis, é inaceitável que tirem o incentivo de podermos ter energia limpa em nossas casas.

  65. É absurdo o que as concessionárias estão fazendo, precionando a ANEEL para que libere a cobrança de taxas para quem produz sua própria energia. É extorsão!!
    Se for aprovada essa vergonha o país estará na contramão da história.

  66. Aaneel vai achar quem pague isso??? Aconta da light tem tem que baixar e convencer já era pra a ANEEL tá falando isso encara como concorrente. Não como aliado uma proposta sem fundamento

  67. Eu tenho um negócio mais lucrativo pra esses dirigentes da aneel. Seria melhor montarem saunas. Quem vive do suor dos outros são os donos de saunas. É muita vagabundagem.

  68. Não tem justificativa essa pretensão da ANEEL, afinal de contas, apenas 0,18% é o percentual de brasileiros que geram sua própria energia solar, ou seja, é uma gota d’água no universo de milhões de consumidores desse país.

  69. A taxação não e somente pelo uso das estruturas , afinal elas já foram pagas pelo consumidor ,mas sim pela desvalorização das estatais a serem privatizadas, nós e que temos que pagar a conta como sempre.

  70. O correto entao é a aneel pagar 32% do investimento de cada um tambem nao tao disendo que ten q taxar porque estamos usando a rede sem pagar entao como que queren comer 32%do que ajente produz sem pagar se me pagaren 32% do investimento que fiz. É outra converssa porq eu nao posso uzar a rede mais eles podem uzar meu equipamento nao é assin que funciona vcs. Nao achao pessoal cade. Os advogados ai pra cobrar isso deles!!!

  71. A Aneel está a serviço das distribuidoras. Vai na contramão dos países europeus, que a exemplo de Portugal, que recentemente publicou decreto para possibilitar o compartilhamento de placas fotovoltaicas entre vizinhos para aumentar o número de residências com energia limpa, com projeção para chegar em 2030 com 47% de energia sustentável no país.

  72. Não concordo com taixa alguma pois o valor para ter o equipamento na residência funcionando ainda é caro para o consumidor além do mais a energia do Sol e de todos.vc não tem que pagar pôr isso .as empresa de energia elétrica e o governo já lucra de mais em cima do consumidor tenho vontade de pôr na minha casa sabendo disso vou pensar mais um pouco

  73. A administração da ANEEL é um tanto atrasada, tá aí uma solução para todos, incentivo da ANEEL para as pessoas colocarem a energia solar fotovoltaica, e as concessionárias de energia compram as sobra, ou seja sem custos pra próprias concessionárias, Fazendo com que elas tenham lucros mais relevantes, economia de água, de funcionários, de emissão de CO2, ou seja todos saem ganhando!

  74. Isso é um absurdo isso é um assalto a mão armada isso é ideia de aproveitador o sol é pra todos e de graça cada um use da maneira que melhor lhe parecer daqui a pouco estão querendo cobrar taxa do ar que respiramos

  75. Discordo desta taxa absurda que a Aneel está querendo fazer, aqui no Pará nós que temos nossos geradores solar, já estamos pagando uma taxa, a contribuição de iluminação pública sobre o consumo isento eu já acho um absurdo imagine pagar mais esta taxa da Aneel, aí vai ficar quase como era antes o meu consumo!

  76. É um absurdo essa trairagem.
    Isso mostra a incopetencia de nossos Governantes
    Quando fizeram a normativa eles sabiam que nao precisavam investir em muito mais produçao de energia
    O Governo esta tendo uma grande economia
    Em nao gerar energia.
    Ai eles manda vc investir e depois taxa .
    Isso é uma piada
    Sò no Brasil

  77. Com a atual situação de baixa nos reservatorios, obrigando a bandeira vermelha constante, as concessionarias tem energia limpa fluindo nos sistemaa ongrid e pode usar essa energia para diminuir os custos de captacao. Quanto mais geradores residenciais houver, mais energia limpa elas vão ter para distribuir. Assim sendo todo incentivo é bem vindo e não taxação!

  78. Boa noite. Desde 2015 tive a felicidade em ter certeza de estar ajudando meu condomínio, minha rua , meu bairro , minha cidade , meu estado, meu país e , mais importante de todos, meu Planeta !
    Não podemos ser egoístas a fim de achar que uma mera taxação de uma fonte de energia
    Universal é resolução viável que sem sombras de dúvidas irá corroer de forma inescrupulosa, todo um sistema que visa a melhoria de vida das futuras gerações.
    Infelizmente o homem ainda tem muito a aprender e, a ANEEL está tentando conseguir com o papel dela simplesmente retornar o ser humano à idade da pedra , sem o fogo !
    ABSURDO

  79. Esse é o país mais ridículo que um ser humano pode viver. Incrível como os governantes sempre lesam o povo e ninguém faz nada, seja no preço abusivo de combustíveis, impostos, saúde e edução precárias, taxa de desemprego nas alturas, criminalidade alta, etc.

  80. Discordo, o povo esta investindo pra ajudar na preservação do meio ambiente.
    A pouco tempo estavsmos com problemas para gerar energia varios apagoes e racionamento.
    Devemos incentivar a geraçao de energia limpa, o governo deveria estar bancando as instalações .
    Somos um pais tropical e podemos gerar muito mais sem depender de outros meios.
    A constituição Federal diz que todo poder emana do povo.
    Povo se manifeste

  81. Essa cobrança é um balde de água fria nos futuros geradores residências, sou contra pois espero que com novos financiamento pelo BNDES eu consigo instalar uma geração na minha residência

  82. Não concordo, primeiro porque a energia vai ser gerada pelo sol que é de todo mundo não tendo dono segundo que a pessoa vai comprar os painéis e todos os equipamentos necessários para a instalação não usando nada das operadoras de energia

  83. Um absurdo o que estão querendo fazer.
    Isso prejudica muito o investidor em energia solar.
    Virou monopólio a distribuição de energia no brasil.
    Precisamos de um governo que apoie essa ideia de nova opção produção de energia limpa.

  84. É uma falta de respeito ao Brasileiro onde o mundo inteiro esta trabalhando por um planeta limpo o Brasil esta andando na contra mão para favorecer as empresas ,a corrupção e os marajás do Brasil, onde não podem deixar de ganhar.
    Gostaria de saber por que cobrar o que injetamos na rede uma vez que esta mesma energia, a Cemig esta vendendo aos outros sem qualquer custo de produção, sendo que vou gastar o excesso a noite onde não tem como gerar mais para compensar o uso, isso pra mim é roubo. Devemos buscar todos os meios para que esta proposta seja rejeitada. Espero que nos o POVO vamos a luta, os governantes do Brasil esta passando dos limites fazendo o povo de imbecis.

  85. ANEEL, ANATEL e outras,fazem de tudo para que as empresas sempre não percam seus vultosos lucros…covardia com o consumidor… Bolsonaro tem que intervir nisso!!!

  86. Um absurdo!!! Mais uma taxa abusiva p os brasileiros!! Mais uma vez estão nos cobrando a conta dos desmandos, administrações incompetentes e fraudulentas dos nossos gestores.

  87. A ANEEL, trabalha unicamente para favorecer a empresas e não para atender o interesse público. Simples assim!!!! estão deixando de considerar inclusive que o fato da energia ser gerada de forma distribuída por si só já gera uma economia com os custos de transmissão da energia!!! Deste modo é legítimo o incentivo, como acontece no resto do mundo!!!! Será que só o Brasil, com suas agências setoriais a serviço da empresas, é que tá certo???? O restante do mundo tá errado???

  88. Discordo. Usar energia do sol é um direto homem. Pois, o sol foi dado ao homem por Deus assim como o talento musical é dom dado por Deus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui