Os 5 painéis solares fotovoltaicos mais potentes do mercado

Ranking Painéis Solares

A tecnologia solar fotovoltaica está a evoluir muito rapidamente, sempre questionamos qual a potência ideal que os painéis solares deverão possuir para a instalação nas nossas vivendas, tendo em conta a limitação do espaço disponível.

A potência é um dos principais fatores de valorização no momento em que se seleciona o painel solar fotovoltaico, vamos apresentar a lista dos 5 painéis solares fotovoltaicos com maior potência por metro quadrado.

A tecnologia dos painéis solares fotovoltaicos

Neste momento, no setor solar existem segundo a tecnologia das células solares, três tipos principais de painéis solares:

  • Painéis Solares Monocristalinos;
  • Painéis Solares Policristalinos;
  • Painéis Solares Amorfos.

Por regra os painéis solares com tecnologia monocristalina são mais eficientes quando comparados com painéis com células solares policristalinas.

Tendo em conta este princípio, os painéis com tecnologia monocristalinas necessitam irão produzir mais energia num menor espaço, pelo que são uma boa opção para quem tenha problemas de espaço. No entanto esta tecnologia é tem um custo superior quando comparados com painéis solares monocristalinos.

Ranking dos 5 painéis solares fotovolaicos mais potentes

De acordo com a oferta atual de painéis solares fotovoltaicos no mercado mundial, apresentamos a lista dos 5 painéis solares mais potentes por metro quadrado.

1. Sunpower SPR-X21-345

Fabricante: SUNPOWER
Potência por metro quadrado: 214 Wp/m2
Potência: 345 WP
Tecnologia das células solares: Monocristalino
Número de células solares: 96

2. Panasonic VBHN325SJ47

Fabricante: PANASONIC
Potência por metro quadrado: 194 Wp/m2
Potência: 325 WP
Tecnologia das células solares: Monocristalino
Número de células solares: 96

Painel Solar Panasonic VBHN325SJ47
Painel Solar Panasonic VBHN325SJ47

3. Aleo X59

Fabricante: ALEO SOLAR
Potência por metro quadrado: 184 Wp/m2
Potência: 310 WP
Tecnologia das células solares: Monocristalino
Número de células solares: 60

4. QCellsQ.Peak-G4.1 305

Fabricante: QCELLS
Potência por metro quadrado: 176 Wp/m2
Potência: 305 WP
Tecnologia das células solares: Monocristalino
Número de células solares: 96

Painel Solar QCellsQ.Peak-G4.1 305
Painel Solar QCellsQ.Peak-G4.1 305

5. REC 280TP

Fabricante: REC
Potência por metro quadrado: 171 Wp/m2
Potência: 280 WP
Tecnologia das células solares: Policristalino
Número de células solares: 120

Principais critérios para a escolha do painel solar correto

Existência de zonas com sombras

A presença de zonas que sejam abrangidas pode reduzir o rendimento do sistema de solar até 30 %. Assim, não é suficiente que o painel solar esteja orientado para o sol e que siga a trajetória deste (Este para Oeste), é muito importante verificar que não existem obstáculos que bloqueiem a luz solar, esta verificação tem de ser feita tendo em conta todas as estações do ano.

Consumo de energia

Para o dimensionamento do sistema solar adequado é necessário efetuar um estudo prévio sobre o tipo de consumo e perfil energético que existe na residência familiar.

Limpeza dos painéis solares

A limpeza dos painéis solares nunca deve ser esquecida. A limpeza é fundamental para assegurar um rendimento perfeito, qualquer sujidade existente nos painéis solares significa diretamente uma diminuição da produção de energia.

Possibilidade de instalação escalada

Uma das grandes vantagens das instalações de sistemas solares é que se podem ampliar pouco a pouco, aumentando a capacidade do sistema solar com um investimento desfasado no tempo.

Garantia dos equipamentos e a respetiva instalação

A garantia normalmente aplicada aos painéis solares é de 25 anos, no entanto contempla uma perda progressiva de eficiência, ou seja, a garantia segue uma certa relação com o envelhecimento do painel solar. Esta garantia é dada obviamente pelo fabricante do painel solar.

Relativamente à garantia dos inversores, o período de garantia usual é de 2 a 5 anos, sendo que uma garantia de 5 anos deve ser vista como uma grande vantagem e que pode evitar alguns dissabores. Esta garantia também é dada pelo fabricante dos inversores.

No que se refere à garantia da instalação, o período mais comum são 2 anos, deve acordar com o seu instalador uma garantia total à instalação. Esta garantia é dada pelos instaladores do sistema solar.

Recomendamos: Guia prático para comprar painéis solares fotovoltaicos

4 Comentários em “Os 5 painéis solares fotovoltaicos mais potentes do mercado”

  1. JOSE NILTON VARGAS MELO

    Tem módulos bem mais eficientes!
    Esses módulos não geram o q prometem! O Panasonic ainda não usei, então pode ser q cumpra, mas as outras marcas principalmente Sum e Qcell perdem mais de 25% !

  2. Valdivino policarpo do Nascimento

    Bom dia eu gostaria de fazer um curso em energia solar de instalador e que eu também pudesse fazer orçamento de quantidade de placas e geração

  3. É uma tendência do mercado e de consumo , energia que não depende de produção causando danos a natureza e principalmente pela questão de um mundo melhor… geração de energia limpa

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rolar para cima