Top mundial dos 15 fabricantes de aerogeradores no ano de 2015

energia-eolica-goldwind

O fabricante de aerogeradores Vestas foi destituído em 2015 pelo novo líder Chinês Goldwind no ranking dos 15 principais fornecedores de aerogeradores, com um parcial para a Goldwind de 12.64% do total de 63GW instalados nesse ano, segundo relatório do FTI Intelligence Releases Global Wind Market Update – Demand & Supply 2015 Report.

O fabricante dinamarquês Vestas segue em segundo lugar com 11.94% seguido de perto pelo fabricante General Electric 9.63% e a Siemens com 8.12%.

Como curiosidade oito dos 15 principais fabricantes de aerogeradores listados no ranking do FTI estão baseados na China.

Segundo o relatório a FTI informa que realmente este acontecimento não é de todo uma surpresa, uma vez que grande maioria das novas instalações de energia eólica no segundo semestre de 2015 foram na realidade instaladas na China.

top-ranking-fabricantes-aerogeradores-em-2015
Ranking Top 15 principais fabricantes de Aerogeradores em 2015

Em 2015 mais de 99% dos novos parques eólicos das empresas chinesas foram instalados no seu mercado interno doméstico, enquanto que os fabricantes ocidentais, como a Vestas, Enercon, General Electric (GE), Gamesa e Siemens continuam a dominar os mercados internacionais.

“Com a expetativa de crescimento constante do mercado Chinês da energia eólica, mas inferior ao que se viu até este momento, existe a possibilidade de vermos durante o próximo período do Plano Quinquenal 13 ( 2016-2020 ) cada vez mais empresas Chinesas a tentar explorar mercados externos ao País, incentivado pelas políticas governamentais favoráveis…” disse o diretor sénior FTI Feng Zhao .

Se virmos o ranking dos fornecedores de aerogeradores retirando as empresas Chinesas, os cinco principais fabricantes foram responsáveis por 76% do mercado mundial.

FTI já tinha anunciado uma classificação preliminar no passado dia 23 de fevereiro, que confirmava um ranking semelhante revelado por dados da Bloomberg New Energy Finance, que já nessa altura confirmavam que o fabricante Goldwind seria o mais possivel líder do Top 15 no mercado da energia eólica no ano transato de 2015.

COMPARTILHAR