Os Maiores Parques Solares Fotovoltaicos do Mundo

maior-usina-solar-japao

Apesar da eficiência no aproveitamento solar ainda ser bastante reduzida e o investimento em energia solar ser elevado, a capacidade dos parques solares aumenta a cada dia.

Muitas são as empresas ou parcerias de empresas que projectam novos parques solares na expectativa de serem financiados pelos governos.

Parque Solar Fotovoltaico 46 Mw – PORTUGAL

Actualmente Portugal possui o mais empreendimento Solar em funcionamento do Mundo, situado na Amareleja.

A empresa Acciona Energia é o promotor do parque solar fotovoltaico da Amareleja (Moura), o maior em todo o mundo com este tipo de tecnologia, cuja construção demorou aproximadamente 13 meses.

O parque da Amareleja tem 46 MWp de potência e a sua instalação produzirá 93 milhões de kWh, energia suficiente para suprir o consumo de mais de 30 mil lares portugueses, sendo evitada a emissão de 89.383 toneladas anuais de CO2.

Parque Solar Fotovoltaico 100 Mw – ABU DHABI

Neste momento encontra-se em construção o que será em breve o maior Parque Solar Fotovoltaico, que se situará em ABU DHABI nos Emiratos Árabes Unidos.

A Masdar, empresa de Abu Dhabi especializada em energias renováveis e alternativas, juntou-se às europeias Total e Abengoa Solar para investir naquele que será o maior parque solar de concentração do mundo.

O investimento previsto é de 600 milhões de dólares (469 milhões de euros), sendo que a unidade terá capacidade para gerar 100 MW.

O projecto, será composto por 769 espelhos e será capaz de alimentar energeticamente 62 000 residências, em 2012.

Parque Solar Fotovoltaico 280 Mw – ARIZONA

Um outro projecto que após a construção será o maior Parque de Concentração Solar estará localizado em Arizona (Estados Unidos da América).

A previsão da entrada em funcionamento deste novo Parque Solar é já em 2011, e terá uma capacidade instalada total de  280 MW, energia suficiente para 70,000 casas.

O Parque Solar irá usar o sistema proprietário Concentrating Solar Power (CSP) através da tecnologia desenvolvida por Abengoa Solar, e irá cobrir uma superfície de aproximadamente 1,900 acres.