Energia do Biogás

O biogás é um gás combustível, constituído em média por 60% de metano e 40% de CO2, que é obtido pela degradação biológica anaeróbica dos resíduos orgânicos.

O biogás é um gás combustível, constituído em média por 60% de metano e 40% de CO2, que é obtido pela degradação biológica anaeróbica dos resíduos orgânicos.

Em Portugal, uma questão que naturalmente se põe em relação ao biogás, é a avaliação da sua potencial importância no contexto das energias renováveis.

Actualmente, a geração de biogás provém exclusivamente da degradação dos resíduos da nossa civilização. Há outros dois factores suplementares que ditam a importância do aproveitamento do Biogás: a redução da energia consumida no tratamento dos resíduos e, além disso, a queima do metano, a que faz com que não ocorra o seu lançamento na atmosfera, onde é fortemente nocivo em termos de efeito de estufa.

As áreas potênciais principais de produção de Biogás, são as do sector agropecuário, da industria agroalimentar, das ETARs municipais e dos resíduos sólidos urbanos (RSU).

Portal Energia Facebook

 

OUTROS ARTIGOS INTERESSANTES

3 Comments on “Energia do Biogás”

  • João Mendes de Souza escrito em 13 Julho, 2010, 6:32

    Presados Srs…/ Bio-fertilizante

    Tenho pesquisado últimamente sôbre o uso do substrato proveniente da produção do biogás. Como sabemos este substrato é um fertilizante de primeira qualidade o qual é usado em muitos países atualmente. O meu trabalho tem sido voltado na estabilisasão do processo final da fermentação e a retirada total do odor (mal cheiro) do substrato. Desta forma é possivel usar-se como fertilizante de jardins, gramados, estufas, viveiros de plantas, como mistura na terra, canteiros etc.

    [RESPONDER]

  • Sérgio Alves escrito em 30 Janeiro, 2010, 15:53

    Boa tarde, gostaria de saber os custos de produção para uma central de biogás em tabela, os preços em consumo desta energia em Portugal em gráfico, a quantidade de energia que é necessário fornecer este bio-combústivel, o nº de máquinas que é necessário fornecer o biogás, os custos de impacto ambiental e de implementação de uma dada empresa. Estou apenas a fazer um projecto do curso das energias renováveis que apenas revelo bastante interesse.

    [RESPONDER]

  • S & Vinha escrito em 10 Dezembro, 2009, 18:39

    Devia ter um video em português sobre o Biogás. Obrigado, por favor mandem para o email.

    [RESPONDER]

Escreva um Comentario

Gravatars sao pequenas imagens que descrevem a sua personalidade. Pode obter o seu gravatar gratuitamente!

 

MAIS NOTICIAS INTERESSANTES

 

PORTAL ENERGIA - Energias Renovaveis NOTICIAS E EMPREGO SOLAR E EOLICA

 

Energias Renovaveis Eolica e Solar em Portugal. EMPREGO e Recrutamento EDP e Martifer. Cursos e Formacao Profissional em Energias Renovaveis. Eficiencia e Poupanca Energetica.

Renewable Energy Online - Learn Everything About Alternative Energy

 

Explore renewable energy news and jobs, Teachers and students can learn about renewable energy, solar power, wind energy, water power and biomass energy. Download renewable energy lesson plans and construction plans for working models of wind turbines.

COPYRIGHT © 2008-2012 PORTAL ENERGIA - Noticias e Emprego. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - POWERED BY TECNOPT NETWORKS




| Portal Energias Renovaveis | Portal Emprego | MEO Forum | Directorio Empresas Renovaveis | Europe Playstation | TDT - TV Digital Terrestre | Portal Travian | Imperio Travian | Flash Games | FarmVillePT | Ideias Praticas | Acessorios iPhone | Loja Online Televisao Digital TDT |