Ecocapsule permite viver em qualquer lugar do mundo de forma independente

ecocapsule

As chamadas Ecocapsule foram projetadas por arquitetos do estúdio Nice, de Bratislava, na Eslováquia, e prometem deixar qualquer pessoa viver de forma sustentável e independente, em qualquer lugar do mundo, durante aproximadamente um ano.

Cada unidade é equipada com painéis solares e um aerogerador móvel e retrátil, com um design que possibilita a captação de água das chuvas.

A ecocapsule conta com cerca de 11 metros quadrados (4,5 mts de comprimento por 2,4 de largura, a Ecocapsule tem um pequeno balcão de cozinha tipo kitchnet, com lavatório e fogão incluídos, uma cama de um lado e uma bancada do outro, que pode servir de mesa de cozinha ou secretária, um pequeno compartimento onde está instalada uma sanita e um chuveiro, e uma zona de arrumação.

A casa portátil pode ser transportada como um qualquer atrelado ou caravana.

“A Ecocápsula é adequada para uma grande variedade de aplicações”, explicam os designers. “Pode servir como uma estação de investigação independente, um habitação com fins turísticos, uma habitação de emergência ou até mesmo uma unidade de ação humanitária móvel”.

ecocapsule-3

A Ecocapsule está equipada com filtros que tornam qualquer água potável, eliminando quase 100% das bactérias existentes.

A forma da ecocapsule, com a ajuda das paredes isoladas que, não só protegem os utilizadores do ambiente exterior, como ajuda a que não seja desperdiçada energia.

Os interessados ​​em comprar uma dessas ecocápsulas podem pré-encomendar o produto no final do ano de 2015, as entregas estão previstas para o primeiro semestre de 2016. Os modelos do projeto serão exibidos durante o Pioneers Festival, que está a ser realizado em Viena (28 e 29 de maio).

Ainda não existe um preço final para cada unidade, o preço final só será anunciado no último trimestre de 2015.

O maior desafio foi integrar todas as diferentes tecnologias para o pequeno corpo da cápsula e ainda ter algum espaço disponível para as pessoas“, disseram os arquitetos de Nice. “Esperamos terminar uma versão com rodas antes do final de 2016”.

ecocapsule-2

Os arquitetos também revelaram detalhes do funcionamento das Ecocápsulas:

“O reservatório de água possui um válvula de descarga, portanto, se os tanques estiverem cheios, eles vão se readaptar. Esse ainda é o primeiro projeto de múltiplos estágios utilizando tecnologia de reciclagem de água. Agora nós simplificamos o sistema e substituímos o vaso sanitário com compostagem. Nós ainda estamos à procura de uma solução definitiva para isso”, revelaram.

“Outra coisa interessante, é que com a cápsula no reboque de um carro elétrico, você pode se fixar em um lugar para passar a noite, e usar a energia recolhida para carregar a bateria do veículo. O poder de carga é suficiente”.

ecocapsule-eletric-car

COMPARTILHAR