DST Solar ganha 3 projetos no valor de 1,5M Euros

A DST Solar, continua a crescer no setor das energias renováveis e acaba de ganhar três novos projetos no norte do país, para a instalação de centrais fotovoltaicas, que se traduzirão em aproximadamente 600 KW de potência instalada e num investimento total de €1,5M.

A aposta do grupo DST neste segmento de mercado reflecte-se também no recurso a painéis fotovoltaicos, produzidos na fábrica Global Sun, outra empresa do grupo.

“O desenvolvimento destas centrais na Global Sun tem em atenção as necessidades específicas de cada cliente no que diz respeito à produção de energia renovável, dimensionando as soluções à sua medida e tirando o maior partido das características dos edifícios e seus espaços envolventes”, refere José Teixeira, presidente do grupo DST.

No caso da empresa têxtil Petratex, em Paços de Ferreira, será instalada na cobertura do edifico uma central fotovoltaica com 290 KW de potência e constituída por 1211 painéis Global Sun policristalinos (240 W por painel).

“Com a instalação desta central, a empresa Petratex irá produzir 36% da energia que consome, evitando a emissão de 189 toneladas de CO2 por ano na atmosfera, colocando-se, assim, muito acima das metas europeias previstas”, explica o responsável.

Outro dos projectos em carteira diz respeito a uma central fotovoltaica com 484 painéis Global Sun policristalinos (240 W por painel), num total de 116 KW de potência instalada, que será instalada na cobertura do edifício da empresa de transformação de granito, a Granitos Urbanos, sediada em Valença do Minho.

“No caso da Granitos Urbanos, esta instalação traduzir-se-á numa redução 20% do valor da energia consumida pela empresa, tornando-a um modelo de referência em eco-eficiência empresarial e situando-a dentro metas previstas pelo protocolo Copenhaga”, acrescenta.

A DST Solar vai ainda instalar uma central fotovoltaica na cobertura do edifício da empresa de Confecções Pocargil, do grupo Viera & Marques, na Póvoa de Lanhoso, que terá uma potência de 125 KW, sendo constituída por 520 painéis Global Sun policristalinos (240 W por unidade).

A empresa prevê, ainda, a curto prazo, a execução de uma central fotovoltaica com 2 MW com 10 mil painéis fotovoltaicos Global Sun, um investimento na ordem dos €6M.

Refira-se que a DST Solar conta no seu portfólio com a instalação de 450 centrais fotovoltaicas e 250 centrais térmicas, possuindo ainda mais de uma dezena de projectos em carteira.