Curso Energia Eólica para Engenheiros da INWET Brasil

cursos-energias-renovaveis

O INWET – International Wind Energy Training estará realizando de 23 a 26 de outubro em Porto Alegre, o curso Energia Eólica para Engenheiros, dando continuidade ao programa de capacitação de recursos humanos do setor energético brasileiro.

A capacitação será ministrada pelo DUWET – Danish University Wind Energy Training, da Dinamarca, criado pela Universidade de Aarhus em parceria com o Departamento de Energia Eólica do Laboratório Nacional (Riso), a Universidade Técnica de Dinamarca (DTU) e Universidade de Aalborg.

O diretor do Danish University, Steen Mortensen, afirma que todos os anos um grande número de engenheiros são contratados para atuar junto à indústria de turbinas eólicas.

Apesar de especialistas em diferentes áreas como hidráulica, equipamentos, soldagem, controle de produção, entre outros, a maioria destes profissionais possuem déficit nos conhecimentos técnicos quanto aos negócios de turbinas eólicas em geral.

Nós desenvolvemos este curso de formação a fim de fornecer uma visão geral da totalidade para esses especialistas.

Em quatro dias, os participantes terão uma apresentação sistemática das áreas de trabalho de engenheiros que atuam no negócio de energia eólica.

Sem esse curso de formação, um engenheiro recém-contratado teria que gastar muito tempo e energia para adquirir conhecimento nos primeiros anos de seu serviço”, explica Steen Mortensen.

O público tem até o dia 10 de outubro para efetivar a inscrição junto ao site do INWET, mas em função da demanda, a turma poderá estar fechada antes do prazo previsto.

cursos energia eolica brasil inwet
Primeira Turma do INWET

Entre os conteúdos abordados, estão as características do mercado eólico (incluindo as políticas ambientais e as tendências a longo prazo), aspectos gerais do recurso eólico (avaliação de potencial, seleção do local, velocidade, curva de potência e produção de energia), projeto estrutural, cargas, esforços e mecânica de aerogeradores, introdução aos sistemas de controle, integração à rede elétrica, entre outros.

Além de inscrições individuais, o INWET está trabalhando com a possibilidade de patrocínio institucional, que dá direito às empresas a uma série de benefícios de divulgação e inscrições gratuitas, bem como as cotas de apoio segmentado, oferecendo às empresas a opção de aliar a sua marca ao projeto do INWET que defende a bandeira da sustentabilidade através da capacitação do setor energético e eólico.

O certificado internacional será emitido pelo DUWET.

.

Objetivo

Apresentar os fundamentos da energia eólica, tecnologia de aerogeradores e características dos parques eólicos. O curso permite uma formação sólida e compacta, fornecendo uma visão geral do setor eólico e sua tecnologia.

.

Público-Alvo

Engenheiros e técnicos de nível superior, que buscam uma visão geral e atualizada do mercado, incluindo as tecnologias utilizadas.

.

Descrição do Curso

O curso apresenta uma introdução com conceitos básicos permitindo um nivelamento dos conhecimentos para aqueles profissionais que não trabalham diretamente no setor eólico.

O curso espera atingir um nível de conhecimentos que permita aos profissionais se comunicarem com qualidade numa linguagem técnica e comercial com profissionais da mesma área ou clientes.

Em particular, o curso aborda conceitos de aerogeradores, fundamentos de parques eólicos e princípios operacionais do setor eólico elétrico.

Permite formação sólida e compacta, fornecendo uma visão geral do setor eólico e sua tecnologia. Em uma semana os participantes terão um panorama sistemático das áreas de atuação do mercado de energia eólica.

.

Importância do Curso

Todos os anos uma grande quantidade de engenheiros são contratados no setor de energia eólica. Geralmente possuem formação específica em Engenharia Mecânica, Elétrica, e Civil, entre outras, cursos que em sua maioria não possuem disciplinas específicas de energia eólica.

Desta forma, existe uma lacuna de conhecimentos relativos a fundamentos da energia eólica assim como da tecnologia de aerogeradores e em geral dos fundamentos de empreendimentos eólicos.

Estes conhecimentos são fundamentais para as oportunidades de emprego do setor eólico, que se apresentam em acelerado crescimento na América Latina.

.

Instrutores

Todos os instrutores são profissionais experientes da indústria de energia eólica, de centros de pesquisa ou de universidades que participam do programa.

.

Idioma e Certificado

O idioma é em inglês e o certificado é fornecido pela Danish University Wind Energy Training (DUWET), programa vinculado a Universidade de Aarhus, Dinamarca.

.

Duração e Investimento

O curso é realizado em quatro (4) dias, totalizando 32h/aula. O valor do investimento encontra-se especificado no site do INWET para o país específico. No valor do investimento está incluído: material didático, certificado e coffee-break.

.

Mais informações – INWET BRASIL