Cientistas desenvolvem painel solar que produz energia à noite

paineis-solares-noite

Cientistas do Lawrence Berkeley National Laboratory desenvolveram células solares que funcionam de noite e com um preçoconsiderado acessível.

Um grupo de investigadores do Lawrence Berkeley National Laboratory anunciou a criação de paineis solares que produzem energia à noite, onde não existe luz solar.

Esta inovação é realmente relevante, uma vez que poderá resolver o grande problema dos paineis solares fotovoltaicos que é a eficiência de conversão .

Atualmente a eficiência de conversão dos paineis solares existentes no mercado rondam os 15%, para os paineis solares compostos por grafeno. Os paineis solares com células de silicio cristalino apresentam um rendimento entre 13 a 17%.

painel-solar-noite-2

Existem paineis solares fotovoltaicos (células solares de e arseneto de gálio) que permitem uma eficiência de conversão superior (cerca de 28%), mas o custo de fabrico é enorme e não permite a instalação a larga escala.

Atualmente um dos grandes problemas da energia solar fotovoltaica é a dependência da produção à duração da exposição de luz solar, isto significa que em latitudes do norte a instalação de paineis solares não é rentável devido aos curtos períodos de exposição da luz do sol.

O mesmo acontece em dias nublados em que a exposição solar é reduzida, e a produção de energia elétrica é bastante diminuta.

As novas células solares permitirão a produção de energia elétrica durante o periodo noturno, pois estão desenhadas para aproveitar o espetro do sol quase na sua totalidade.

Outro aspeto que permite que está invenção seja considerada como uma esperança para revolucionar a tecnologia é o seu custo de fabrico, que será bastante acessível.

Será que esta invenção vai revolucionar as energias alternativas e reduzir a nossa dependência pelos combustiveis fósseis?

COMPARTILHAR