Carro eléctrico inovador Hiriko CityCar previsto para 2013

hiriko-citycar-electrico

Durão Barroso, Presidente da Comissão Europeia experimentou o primeiro protótipo do veículo eléctrico Hiriko Citycar.

O Hiriko CityCar é um veículo revolucionário citadino que consegue «encolher» para facilitar o estacionamento nas cidades foi projectado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e será produzido na região basca, em Espanha.

Quanto a características técnicas, o Hiriko (palavra basca para ‘urbano’) conta com quatro motores eléctricos instalados nas rodas, permitindo uma autonomia em redor dos 120 quilómetros. Apenas tem capacidade para dois lugares, mas deverá ser suficiente para as exigências da mobilidade urbana.

O Hiriko Citycar tem como particularidade inovadora a sua capacidade de conseguir diminuir o seu comprimento para estacionar e tem 2,70 metros de comprimento e 1,70 metros de largura.

A traseira do veículo move-se para baixo do chassis, deixando o carro mais alto, mas com apenas dois terços do comprimento de um Smart.

Quanto à velocidade máxima do Hiriko CityCar, está limitada a 50 km/h com uma aceleração dos 0 aos 50 km/h de três segundos sendo principalmente destinado às grandes cidades.

hiriko-citycar-electrico-durao-barroso

Este projecto está já a gerar grande interesse de muitas cidades mundiais como Berlim, Barcelona ou São Francisco, que visam contar com este automóvel em modalidade de aluguer para os consumidores, à semelhança do que sucede com os programas de aluguer de bicicletas.

O preço do veículo eléctrico Hiriko CityCar rondará os €12 500 com lançamento esperado em 2013.